“Revolução gentil” é tema de festival em BH

26 de agosto de 2021 às 0h15

img
Crédito: Giovanny Sá / Divulgação

Um dos festivais mais queridos de Belo Horizonte já se prepara para espalhar amor, solidariedade e, claro, muita gentileza na edição deste ano, indo além das fronteiras da capital mineira. Com datas marcadas para os dias 23, 24 e 25 de setembro e tendo como temática “A revolução é gentil”, o Festival Verbo Gentileza vem promovendo debates e conexões que convidam o público a refletir sobre o atual momento que estamos vivendo.

O evento vem construindo a sua mensagem de 2021 ao longo do último ano, conectando marcas, instituições, parceiros e pessoas consideradas “gentis revolucionários” para levar ao público, em setembro, uma mensagem de transformação diante dos atuais desafios enfrentados pela sociedade.

“O Festival é feito de gente para gente em um processo criativo que está em constante construção. Chamamos de “revolução gentil” pois vai acontecer nas nossas mãos, por meio da articulação entre as pessoas e as corporações. Queremos fomentar uma retomada humana da desordem, uma retomada empática. O nosso papel é tecer, reunir e criar uma rede mais gentil de ações e ideias” explica Patrícia Tavares, uma das idealizadoras e organizadoras do Festival.

Para isso, serão realizadas no ambiente on-line rodas de bate-papo virtuais e palestras sobre temas como o novo gentil, como lidar com as emoções, felicidade, marcas e causas, cidades gentis, entre outros. Tudo isso mesclado com vídeos, performances, papos com artistas e música com Thiago Delegado, Orquestra de Ouro Preto e outros nomes. Quem assina a curadoria do festival é a arquiteta e urbanista Eveline Trevisan, junto com a bailarina Ana Paula Cançado e a idealizadora do projeto Patrícia Tavares.

Crédito: Íris Zanetti /Divulgação

A cada edição, o Festival elabora também, um manifesto para reforçar as principais mensagens do evento e sua temática. Se, no ano passado, esse trabalho veio em forma de poesia, esse ano o alcance deve ser ainda maior pelas ondas do rádio e da internet, com uma música inédita que será lançada em breve.

“O que sentimos e observamos de perto neste período de pandemia foi um amadurecimento da nossa sociedade e nós, enquanto Festival, também amadurecemos. Construímos novas ideias para levar cada vez mais adiante a mensagem da gentileza em diversos formatos. O ambiente digital é um importante aliado nesse sentido, por meio dele conseguimos alcançar ainda mais pessoas e romper de vez com as fronteiras regionais de Minas. Isso já havia acontecido na última edição, mas, dessa vez, será também de forma presencial e trazendo nomes da cena paulista, e até de fora do Brasil, para estarem conosco”, ressalta a cocriadora do Festival, Erlana Castro.

Gentileza por aí Para levar presencialmente ao público um gostinho dessa gentileza revolucionária e marcar em grande estilo o desembarque do Festival em São Paulo, o evento esse ano planeja também realizar uma instalação de arte urbana na cidade. A obra será colaborativa, criada pela artista Marjorie Yamagutti junto com outros nomes da cena paulista, para ampliar a interação do público com a “bandeira”, do Verbo Gentileza.

O Festival contempla ainda uma importante agenda social que colabora para o alcance da meta 2030 da ONU. Isso acontece por meio dos conteúdos propostos na programação ou por outras ações, como promover a conexão entre as empresas apoiadoras e os parceiros “gentis revolucionários”, que têm trabalhos de responsabilidade social, empreendedorismo, arte e cultura, esportes, entre outros.

“Queremos despertar e mobilizar o público em torno dessa prática gentil em todos os aspectos possíveis. Há um olhar para a acessibilidade, a representação das minorias e a economia colaborativa. O projeto é voltado para a distribuição de recursos e não retenção de lucro. Temos como premissa a distribuição dos recursos captados para toda a cadeia colaborativa e gentil que se forma ao nosso redor – fornecedores, organizações, coletivos, artistas, etc. É uma ‘economia gentil’”, explica a cocriadora e diretora de produção do Festival, Fina Nicolai.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail