Revoluções são tema da “Curta em Francês”

19 de junho de 2021 às 0h15

img
Crédito: Divulgação

A mostra “Curta em Francês” integra o Festival Liberté para trazer uma programação ainda mais rica, em uma parceria da Aliança Francesa e do Sesc. A série “Le temps des cerises” acontece até 16 de julho com filmes gratuitos e on-line disponíveis na plataforma Sesc Digital. Ao todo, são 12 curtas-metragens sobre revoltas e revoluções com diversas abordagens.

O título da série “Le temps des cerises” (em Português, “O tempo das cerejas”), é uma referência à canção composta por Jean Baptiste Clément e Antoine Renard em 1866 e que se tornou uma canção revolucionária ligada à Comuna de Paris, revolta francesa que completa 150 anos em 2021. 

A programação é uma celebração das revoluções históricas francesas – como a Comuna, la Fête des Tuiles e a Revolução Francesa, celebrada no dia 14 de julho – além das revoltas e insurreições que observamos mais recentemente, como as manifestações de maio de 68 e o movimento dos “Gilets Jaunes” visto nos últimos anos.

A mostra apresenta uma seleção de curtas-metragens que abordam a temática da revolta e insurreição de formas diferentes, seja uma abordagem mais clássica ou mais íntima, trazendo instâncias de revolta no ambiente familiar ou mesmo animal, sem deixar de lado o já famoso espírito revolucionário francês.

Destaque para o documentário L’Histoire de la Révolution (França-2019), de Maxime Martinot, que em 2020 participou do Festival de Curtas-Metragens de Pantin – Pantin (France) na seção Panorama, é um ensaio que explora a polissemia e a reversibilidade da palavra “revolução”, bem como as imagens dela decorrentes, movendo-se no mapa das lutas: seu luto, suas glórias, seus traços, entrelaçados na atualidade.

Também destaque da mostra, o curta-metragem “Rasta” (foto), de 2019, dirigido por Samir Benchikh, por sua capacidade de imaginar a espiral de violência da guerra enquanto cria uma atmosfera de mistério e suspense. O curta conta a história de um jovem Rasta da Costa do Marfim, traumatizado pelo conflito que destrói seu país. O filme possui cenas surpreendentes e foi apresentado no “Regards d’Afrique” do 42º Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand. 

Para os amantes da animação, a indicação é o curta-metragem “La Révolution des Crabes” (2004). Premiado no Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, Festival Internacional de Ottawa e no Brooklyn International Film Festival, o curta apresenta a história dos caranguejos do estuário da Gironda. Eles têm uma grave desvantagem: não podem mudar de direção e estão condenados a caminhar na mesma linha reta toda a vida. Como eles vivem com este trágico destino? Com classificação livre para todos os públicos, o curta é uma boa pedida para abordar a temática com jovens e adultos.

 Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

O festival tem como tema a liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail