Série do Inhotim traz restauro de obra

22 de maio de 2021 às 0h15

img
Crédito: William Gomes

Um restauro de grandes proporções movimentou as coxias do Inhotim em 2019, e agora você vai poder ver como foi todo o processo que deixou a gigantesca obra “De lama lâmina” (2004-2009), de Matthew Barney, novinha em folha. O novo episódio da série “Bastidores, do Instituto”, vai ao ar nas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram) neste sábado (22), às 11h. O processo, que contou com a equipe de Barney presente, movimentou o Instituto e teve grandes desafios, como a retirada da árvore das “garras” do trator instalado em uma geodésica de 266,36 metros quadrados, cercada por natureza.

O diretor de produção do Matthew Barney Studio, Kanoa Baysa, conta que, quando a obra foi instalada no Inhotim, em 2008, Barney estava começando a trabalhar com os materiais utilizados. “Estávamos descobrindo os processos. Dez anos depois, descobrimos o quanto a temperatura é importante”, disse.

Elton Damasceno, coordenador de Produção Artística, ressalta no mini doc o trabalho inovador do setor de Conservação e Restauro do Inhotim no desenvolvimento de métodos para aumentar a longevidade da obra. Essas e outras curiosidades sobre o restauro podem ser vistas no novo episódio de Bastidores.

“De lama lâmina” é resultado de uma performance ocorrida no Carnaval de Salvador em 2004 (cujo vídeo compõe o acervo da galeria Marcenaria do Instituto), e outra em 2008, quando foi instalada no Inhotim.

O trabalho foi criado especialmente para o contexto do museu a céu aberto, cuja localização é parte importante da concepção. A escolha pela mata afastada do núcleo de visitação do parque abre a leitura da obra para o campo da ecologia e reflete a preocupação ambiental de Barney, evidenciando também elementos naturais que aludem aos orixás – o minério de ferro do solo e os eucaliptos da mata. O restauro da obra “De lama lâmina” foi feito com o patrocínio da Construtora Barbosa Mello.

O Instituto Inhotim está de portas abertas aos visitantes às sextas, sábados, domingos e feriados, com limitação da capacidade de público (500 pessoas), uso de máscara e álcool em gel, entre outras medidas. Lembrando que o parque está sujeito à capacidade máxima, e os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente on-line via Sympla, tiqueteira oficial do Inhotim. Confira no site todas as regras de visitação.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail