Vera Godoi apresenta o congado em fotografias

4 de agosto de 2022 às 0h25

img
Crédito: Vera Godoi

A fotógrafa Vera Godoi, que atuou no Estado de Minas por 23 anos, lança um livro de fotografia sobre o congado. “A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário do Bairro Alto dos Pinheiros” foi por ela retratada ao longo de anos e resultou numa bela obra, publicada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O lançamento acontece  amanhã, às 19h, no Mercado Cultural 145 (rua Frei Consolação Veloso, 145, Alto dos Pinheiros)

A fé e a cultura resultam em belas imagens. É o que mostra a fotógrafa Vera Godoi no livro que o congado é retratado como expressão pura de um povo, em cores e movimentos. Publicado pela Páginas Editora, a obra, com fotos de 2013 a 2021, foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Quando ouviu os sons dos tambores, Vera tinha seis anos e deles nunca se esqueceu. Adulta, começou a se interessar pela fotografia e a fazer dela a relação com o congado do Bairro Alto dos Pinheiros. “A cada ano tirava até mil fotos, capturando imagens das comemorações, rituais, cantigas visitas às casas de congadeiros e admiradores”, conta a fotógrafa, com anos de experiência no fotojornalismo e como professora universitária.

Para ela, a presença das crianças no cortejo do Congado é um importante destaque, dando alegria e ternura às festas da Guarda de Moçambique.

A professora Leda Maria Martins assina o prefácio, e atesta o valor da publicação de Vera Godoi. “Os Reinados, também conhecidos como Congados, são uma das manifestações culturais mais ricas e expressivas dos saberes banto do nosso país”, diz ela.

O livro traz frases de membros da Guarda, como a de Elizangela Santana: “A bandeira levantada significa a ligação da terra com o céu e proteção de Nossa Senhora e de todo o povo que virá atrás dela”.

Os congadeiros têm suas experiências pessoais retratadas no livro. “Em 1998, Capitão Raimundo, regente da Guarda, colocou Bandeira na minha mão e disse: agora você é bandeireira até Nossa Senhora permitir”, afirma, no livro, Marlene Fernandes dos Santos, na atividade há 23 anos. “Quando dois Rosários se encontram, une-se o céu e a terra, um só povo, um só coração, soa tambor, canta tambores”, diz o Capitão Geraldinho.

As belas fotos retratam os 14 ritos, como “Eu vou no rosário eu vou”, “Congá”, “Mesa sagrada” e outros, além de algumas viagens dos membros da Guarda. Um destaque é a visita a Aparecida do Norte, com imagens amplas ou de detalhes.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail