VIVER EM VOZ ALTA | A posse de Jota Dangelo na Academia Mineira de Medicina

11 de dezembro de 2020 às 0h10

img
Crédito: Joyce Aparecida/Divulgação

ROGERIO FARIA TAVARES*

Sempre gostei das instituições que favorecem a convivência humana em torno da Educação, da História e da Memória. Elas exercem papel fundamental na preservação das boas tradições e na disseminação dos valores civilizatórios pelos territórios em que desempenham suas funções, sensibilizando as comunidades para a importância da Ciência, da Cultura e das Artes. Foi por isso que, honrado, acolhi prontamente o convite do presidente Walter Pereira, da Academia Mineira de Medicina (AMM), para comparecer à posse do novo membro honorário da instituição: o professor Jota Dangelo, eleito na sucessão do inesquecível Ângelo Machado.

O discurso de recepção ao empossando foi feito por Jair Raso, que soube traçar, com elegância, a trajetória biográfica do novo integrante da AMM, desde os anos de sua formação, em São João Del Rei, até o longo período de intensa atuação como docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), passando, é claro, pela memorável presença nos palcos brasileiros e pelo competente trabalho como secretário de Estado da Cultura e como presidente do BDMG Cultural.

O discurso de Dangelo foi uma viagem privilegiada pelos seus tempos de aluno da Universidade Federal, ainda na década de 1950. Com o brilho de todos conhecido, ele relembrou como se praticava o ensino da medicina naquela época e reverenciou o legado de seus velhos professores. A cerimônia – realizada de acordo com os protocolos sanitários e transmitida pela Internet – ocorreu no belíssimo “Teatro Geraldo Magela Gomes da Cruz”, situado à alameda Ezequiel Dias. Dotado de todos os recursos técnicos necessários às mais variadas apresentações artísticas, é amplo, confortável e bonito. Um presente para a cidade. Tomara que a vida volte logo ao normal para que a gente possa usufruir da rica programação prevista para esse ótimo espaço.

Fundada há 50 anos, pela AMM passaram os nomes mais célebres da medicina de nosso Estado, como Hilton Rocha, João do Vale Maurício, Agostinho Patrus, Sylvio Miraglia e Dario Faria Tavares, meu tio, que hoje dá nome ao Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa, na justa homenagem aos serviços que ele prestou, ao longo de décadas, à causa da saúde pública, sendo, inclusive, um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, da AMM fazem parte grandes expoentes da medicina contemporânea, como Euler Pace Lasmar, João Galizzi Filho, Lucas Viana Machado, Luiz Osvaldo Rodrigues, Luciano Amedée Peret Filho, Sérgio Danilo Pena, Ernesto Lentz Monteiro, Emerson Fidelis Campos, Henrique Salvador Silva, José Carlos Serufo, Evaldo D’Assumpção e o fraterno amigo Fernando Cançado Trindade. Minas está, sem dúvida, entre os estados que possuem os melhores profissionais de saúde do País. E entre os que contam com as mais qualificadas escolas de formação na área.

A Faculdade de Medicina da UFMG é exemplo incontestável. A Faculdade de Ciências Médicas é outro. Fundada pelo imenso Lucas Machado, é centro de excelência que há 70 anos presta serviços inestimáveis à comunidade mineira. Foi a escola em que lecionou meu tio, José Guerra Pinto Coelho, e em que ainda dão aulas seu filho Rafael e seu neto José Celso, que atualmente a dirige, com a mesma competência do pai. E onde também pontificou, como docente e presidente da mantenedora, o avô de minha mulher, Fábio Fonseca e Silva, médico humanista, deputado federal, político integralmente dedicado ao interesse coletivo, como era comum no tempo em que ele viveu.

*Jornalista, doutor em Literatura e presidente da Academia Mineira de Letras

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail