VIVER EM VOZ ALTA | “Contos de Fuga”, de Clarissa Menicucci

17 de setembro de 2021 às 0h30

img

A potência redentora da literatura foi mais uma vez comprovada durante a pandemia que se abateu sobre a espécie humana a partir de 2020. O consumo de livros aumentou exponencialmente. O mercado editorial experimentou expressivo crescimento em suas vendas. E as pessoas passaram a escrever mais. Algumas delas, mais íntimas do universo das palavras, identificaram nessa prática uma possibilidade privilegiada para o autoconhecimento ou, ainda, para o contato com as próprias verdades. Aqui chamadas de “Contos de Fuga”, as doze narrativas breves recolhidas por Clarissa Menicucci em seu longo período de ‘isolamento social’ são, pelo contrário, um território em que ela enfrentou seus fantasmas, explorou suas memórias e, sobretudo, inventou mundos fantásticos (como o planeta Ode), circulando livremente, sem restrições, por lugares pouco ou nunca visitados. ‘Transformei minha escrita em rua’, registra a autora, na introdução que abre esse volume, lançado agora, em caprichado projeto gráfico, pela Editora Urutau, em 92 páginas.

A relação com a criação literária é complexa. Clarissa revela escrever para apaziguar as dualidades nela abundantes. Diz que é na produção textual que se sente inteira, sendo o lugar em que tenta ‘digerir’ o mundo real, o espaço em que se perde e se reencontra, estando sempre em busca. Não é outra a jornada empreendida pelos personagens que aparecem nesse livro.

Em constante deslocamento, não é possível, para nenhum deles, sentir-se à vontade na vida, à qual não aderem sem angústia. Seus corpos sofrem. Atormentados, portam mal-estar permanente, responsável por dores terríveis e uma aguda sensação de ‘desencaixe’. Incomodada, Átroa troca seu coração humano por um de galinha. José enxerga num sofrido cavalo o covarde que sempre foi. Antípoda não consegue ser feliz em dezembro. Nem, provavelmente, em qualquer mês do ano… A mente insone tenta ‘redefinir a ordem de terras, folhas, assentamentos de planos. Meu corpo dói, a cabeça pulsa, meu estômago está velho (…)’. Etéreo está fora do tempo. Vivendo, para sempre, no eterno presente, perde a chance do futuro.

 Sintonizada com as questões mais agudas de sua época, a contista também aborda o espaço e a voz da mulher na sociedade contemporânea, focalizando, em “Parto”, o duro embate que ela precisa travar para afirmar-se, para proteger a sua saúde e a sua integridade física. Plena de esperança, a narradora do conto não desiste de seu sonho, alimentado desde o nascimento do filho: ‘Mas eu sei que podemos mais. Derrubar o patriarcado com sangue e placenta. Fizemos juntos, eu e meu menino. Fugimos das ordens. Nascemos.’

 A insurgência contra o status quo adquire o tom da crítica ácida em “A tabela perfeita”, profunda reflexão sobre a insensibilidade social e a burocracia, representadas por Pedro Otávio, o PO. Acompanhar a sua saga é perceber como as estruturas vigentes têm o poder de penetrar por todos os poros daqueles que a elas se submetem, desumanizando-se irremediavelmente.

 Finalmente, por tudo isso, “Contos de Fuga” é um bom companheiro para esses tempos difíceis, servindo como inspiração e guia criativo para mover-se por um mundo que jamais voltará a ser o mesmo.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail