As medidas para incentivar a produção e o uso sustentável do biometano lançadas nesta segunda-feira (21) pelo governo federal prometem alavancar a construção de plantas do biogás no País, especialmente em Minas Gerais.
O biometano é um biocombustível gasoso obtido pela purificação do biogás, fonte energética renovável e ambientalmente sustentável que pode contribuir para a redução de resíduos, para a emissão de gases de efeito estufa e fornecer energia limpa em substituição ao gás natural, o diesel e até a gasolina.
PUBLICIDADE
O programa Metano Zero inclui os investimentos em biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), suspendendo a cobrança de PIS e Cofins para aquisição de máquinas, materiais de construção e equipamentos de novas operações. Já estão estimados investimentos superiores a R$ 7 bilhões e geração de 6.500 empregos em 25 novas plantas Brasil afora.
Em Minas Gerais, a ENC Energy Brasil, já estuda a possibilidade de agregar a produção do biocombustível em sua usina de biogás localizada no município de Santana do Paraíso, no Vale do Aço.
Leia a matéria completa na próxima edição do Diário do Comércio