Alto número de animais aquece o setor em Minas

17 de agosto de 2018 às 0h00

Uma mudança geral no comportamento das pessoas em relação aos seus animais de estimação tem impulsionado o mercado pet no Brasil. Só no ano passado, o setor movimentou R$ 20,3 bilhões no País, um crescimento de quase 8% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). E Minas Gerais tem o maior número de casas com animais de estimação no Brasil, segundo o IBGE, o que tem impulsionado o surgimento de negócios e serviços voltados para os donos de pets. Já são cerca de 10 mil micro e pequenas empresas do ramo no Estado, segundo o Sebrae. Analista do Sebrae Minas, Simone Lopes detalha este fenômeno. “Nos últimos anos, o mercado passou por uma transformação muito grande no perfil do consumidor de produtos pets. De modo geral, os animais saíram dos quintais para dentro das casas, para se tornarem membros das famílias, e isso tem impulsionado muito o mercado. Hoje, os donos estão mais preocupados com a prevenção de doenças, com a origem da alimentação, e isso abriu um leque muito grande de oportunidades, principalmente para os pequenos empreendedores que enxergam este comportamento e têm entregado produtos diferenciados para os clientes”, conta. Hoje, já é possível encontrar no mercado linhas completas de cosméticos e produtos de higiene, creches, farmácias de manipulação, alimentação orgânica e natural, plano de saúde, tratamentos alternativos como acupuntura e massagens, tudo feito e pensado para os bichos. A Fórmula Animal, por exemplo, é uma farmácia de manipulação exclusiva para eles. Nela, é possível manipular a dosagem certa de remédio para o animal com sabores e formas diversas, como medicamentos em formato e gosto de biscoitinhos, a fim de agradar os paladares mais exigentes. Como em toda drogaria que se preze, o estabelecimento conta também com linhas de produtos de higiene e embelezamento, como pastas de dente e xampus a seco. A unidade localizada no Prado, região Oeste da Capital, viu o seu faturamento crescer cerca de 50% em um período de seis meses. Mayara Cardoso, responsável pela loja, conta que o público vem aumentando a cada mês. “Percebemos este crescimento no movimento, de gente que não conhecia a farmácia de manipulação exclusiva e que nem sabia que existia isso. Temos representantes de vendas que fazem visitas em clínicas para apresentar os nossos produtos e isso tem trazido muitos clientes que já saem do veterinário com a prescrição da medicação. Muita gente não sabe, mas o medicamento manipulado costuma sair 30% mais barato que o normal, e evita o desperdício, uma vez que fazemos a quantidade e dosagem exata para aquele animal de acordo com a receita”, conta. Leia também: Lojas inovam na prestação de serviços Desafios – Mesmo em ascensão, o setor também apresenta alguns desafios, como a concorrência. “O vendedor tem que estar sempre atento ao que ele está oferecendo de diferente para os clientes, porque neste ramo, a concorrência é o principal desafio. Por isso, ele precisa se diferenciar e usar a seu favor essa relação com o consumidor que trata o seu animal como membro da família”, explica a analista do Sebrae, Simone Lopes. Gerente comercial do Grupo Dogs Shop, rede de lojas de produtos para animais de estimação com cinco unidades em Belo Horizonte, incluindo uma exclusiva para gatos, Matheus Ferraz endossa: “Passamos por dois anos econômicos complicados e, esta área, onde a concorrência é alta, acabou sendo afetada também. Além disso, houve uma mudança neste mercado. As pessoas, cada vez mais morando em lugares menores, também passam a ter animais menores e isso acaba afetando o ticket da empresa, porque embora tenha aparecido mais clientes, eles compram menos do que antes pelo porte de seus animais”. Ainda assim, ele está confiante com o crescimento do mercado, que deve afetar positivamente os negócios no próximo ano. “Com novas ações, diversificando o mix de produtos, priorizando o atendimento e a forma de lidar com os clientes, trazendo inovações e investindo em marketing digital, acredito que no ano que vem tenhamos um crescimento de 5% a 12% no faturamento”, relata Ferraz.

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