Beer Fashion Week vai aliar fast food e fast fashion no Mercado Cervejeiro

18 de outubro de 2018 às 0h01

O que moda tem a ver com cerveja? A resposta se transformou em um evento que une as duas cadeias produtivas, provando que os temas não só conversam entre si, mas também se alinham perfeitamente ao conceito slow, em detrimento do fast food e do fast fashion. A 1ª Beer Fashion Week será realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, no Mercado Cervejeiro (MC), no Jardim Canadá, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para harmonizar ainda mais os dois temas, acontece simultaneamente a primeira Oktoberfest do MC.

Com entrada gratuita, a expectativa é de que cada dia de evento reúna 1.000 pessoas, capacidade máxima do espaço. “Será um encontro com alguns produtores de moda e os demais produtores que já estão lá. Temos dois braços dentro do Mercado, um deles é a Fazendinha, que reúne pequenos produtores, e a Mercadocria, que atua nessa parte de produção de moda, design. A ideia é voltar as origens, ao slow food, comida de verdade, e isso se aplica também à moda que valoriza o produtor, o reaproveitamento”, explica a fundadora do Mercado Cervejeiro, Fernanda Massote.

Ela lembra que o evento está em consonância com a proposta do espaço, aberto há pouco mais de um mês. “A cerveja artesanal abre as portas para gastronomia, moda, cultura, design, arte. Com um mês de operação, estamos começando a entender o nosso público, que é o perfil que a gente queria mesmo. Temos o público cervejeiro, que é a nossa base, mas também estamos conseguindo atender outros públicos, famílias que vêm para comprar coisas e levar para a casa, pessoas que não gostam de cerveja, mas gostam de outras bebidas, públicos alternativos, veganos e vegetarianos, por conta do nosso mix diverso de alimentos etc”, completa Fernanda Massote.

Pensando na harmonização das cerca de 10 marcas de cervejas artesanais alocadas ali, o Mercado dispõe de pelo menos 20 lojas fixas de alimentação e bebidas diversas, trazendo casas de carnes ao mesmo tempo que restaurantes veganos, por exemplo. A variedade gastronômica também contempla cerca de 40 produtores por meio da parceria com a mencionada Fazendinha em Casa. Dessa forma, também estão presentes produtos como queijos, cafés, doces, pães e vegetais. Além da feira de produtos orgânicos, artesanato e design, o MC também conta com espaço kids e atrações musicais e culturais.

Responsável pela Mercadocria Arte & Design, Cláudia Ligório explica a ideia de se harmonizar a moda com cerveja. “Da mesma forma que a cerveja artesanal vem com a proposta do slow food, vamos levar para o evento de moda este mesmo propósito, o do slow fashion no lugar do fast fashion. É o resgate da qualidade no lugar da quantidade, das origens, da valorização dos produtores e dos novos talentos, o olhar sobre a sustentabilidade, a preocupação com os insumos e a cadeira produtiva”, relata.

Na sexta-feira, acontece uma roda de conversa com a doutora em Design Sistêmico, Kátia Pêgo, que tem inscrições limitadas via Sympla. Já as demais atividades, visitas às exposições dos produtores e acesso geral ao espaço são liberados ao público. Ao todo, são 14 marcas presentes no evento, dentre elas I AM T-Shirts, Lote, Fun’s Bag, Ateliê Criativo, Goa Óculos de Madeira, Fê Guimarães e Ametista Ateliê.

Próximos planos – A ideia é promover duas Beer Fashion Week por ano, aproveitando pelo menos duas estações para apresentar novas coleções dos produtores de moda e designers. E a primeira realização dentro do Mercado abre ainda as portas para outros eventos que já estão sendo pensados por lá. Para novembro, por exemplo, já é prevista a realização de uma feira de cerâmicas no espaço.

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