Fiat Fiorino 2022 chega com mais economia e novo design

Além da renovação da Fiorino, Fiat Toro traz modelo único em seu segmento por servir ao trabalho e ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana

30 de dezembro de 2021 às 0h30

img
Nova Fiorino 2022 | Crédito: Divulgação/Stellantis

Referência no Brasil, quando o assunto é veículos para o trabalho, a Fiat Fiorino se renova para continuar a ter a preferência dos consumidores em seu segmento. A montadora do grupo Stellantis apresentou recentemente o modelo 2022 com uma série de novidades. Novo design, mais economia de combustível e melhora na segurança estão entre os atributos do lançamento da marca ítalo-brasileira. 

Desde que chegou ao mercado brasileiro em 1980, a Fiat Fiorino sempre proporcionou uma experiência positiva a centenas de milhares de comerciantes que confiaram no modelo para garantir o sucesso de seus negócios. O modelo é líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado.

Para se ter uma ideia do tamanho deste sucesso, entre janeiro e novembro foram comercializadas mais de 19 mil unidades da Fiorino no Brasil, de acordo com dados da Federação Brasileira da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

A Nova Fiorino é um veículo pensado para o trabalho, com  a capacidade de carga (650 kg), o tamanho ideal para uso urbano e o baixo custo de propriedade. Mais do que um carro, a Nova Fiorino é uma ferramenta para quem busca o máximo de eficiência em seu negócio sem abrir mão do conforto e segurança.

Desing é destaque no modelo

Em sua versão 2022, totalmente projetada no Polo Automotivo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, traz novidades no design interior e exterior.

Na dianteira, os novos faróis, mais afilados e com máscara negra, são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script Fiat e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando o espírito italiano do modelo. A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

O interior, ainda mais funcional e confortável, ganhou painel completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. 

Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros — 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas, demonstrando a versatilidade da cabine como característica essencial para o uso profissional, que sempre foi o foco do veículo.

O conforto dos ocupantes é garantido por uma longa lista de equipamentos de série. A Nova Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade.

Segurança em primeiro lugar   

A Fiorino traz uma série de melhorias no quesito segurança. O modelo, de acordo com a montadora, incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle. E, por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. 

Outra modificação se deu na suspensão traseira, reconhecida por sua força e robustez ao utilizar eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, a exemplo da Nova Strada, que passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

Nova Fiorino 2022 | Crédito: Divulgação/Stellantis

Mais economia e menos poluição

A Nova Fiorino usa o consagrado motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Reconhecido pelo excelente torque em baixas rotações, que deixa o utilitário mais ágil e eficiente na hora de transportar cargas, o propulsor ficou ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol.

O motorista se beneficia ainda dos novos ajustes do câmbio manual de cinco marchas. A 2ª e a 3ª marchas ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhora o consumo e reduz o ruído na cabine. A marcha à ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.

A Nova Fiorino chega às lojas na versão Endurance 1.4 EVO Flex por R$ 99.990.

Nova Fiorino 2022 | Crédito: Divulgação/Stellantis
Nova Fiorino 2022 | Crédito: Divulgação/Stellantis

Fiat Toro se renova para manter o sucesso

A Fiat Toro passa por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016. A picape do grupo Stellantis traz, em sua versão mais recente, uma série de mudanças, que vão desde o design até a performance. O modelo é um dos mais vendidos no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, sendo um dos responsáveis por manter a marca na liderança no País.

Para a primeira renovação do modelo, a Fiat se apoiou em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência. O novo veículo foi desenvolvido sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.

Referência em design que vai além de seu segmento, a Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Fiat Toro | Crédito: Divulgação/Stellantis
Fiat Toro | Crédito: Divulgação/Stellantis

Picape está mais potente

A Nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer, proporcionando prazer na direção como poucos veículos no mercado.

Tecnologia embarcada

A Fiat Toro agora tem ainda mais tecnologia embarcada e conectividade para os consumidores. O modelo 2022 passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro.

De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, líder em cobertura 4G e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no País.

O uso de novas tecnologias também aumenta a segurança dos ocupantes da Nova Toro. Entre as novidades está o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (Adas) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros.

Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Valor competitivo na manutenção

No pós-vendas, a montadora desenvolveu pacotes competitivos para a manutenção. Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento, custando menos até do que na atual Fiat Toro 1.8.

A Mopar trabalhou igualmente forte para oferecer a maior lista de acessórios entre todas as picapes. Há, por exemplo, novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de caçamba, de alumínio, que pode ter acionamento elétrico.

A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, composta por cerca de 520 lojas em todo o Brasil, a partir de 15 de maio.

Fiat Toro | Crédito: Divulgação/Stellantis
Fiat Toro | Crédito: Divulgação/Stellantis

Histórico

A Toro foi responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total.

Modelo único em seu segmento por servir ao trabalho e ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes de porte maior, a Fiat Toro foi a escolha de quase 300 mil clientes até o momento.Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Isso faz da Fiat a maior vendedora de veículos do gênero e a marca que mais entende o consumidor de picape em território nacional. Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat, que detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no País saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail