Klabin amplia parcerias com e-commerces

6 de outubro de 2018 às 0h01

img

São Paulo – A Klabin, maior fabricante de papel para embalagens do País, está ampliando atuação com os maiores nomes do comércio eletrônico, de olho na tendência de aumento na demanda pelo insumo gerada pela participação crescente das compras on-line.

A empresa, que já fornece caixas de papelão ondulado e sacos de papel kraft para grandes empresas, está vendendo embalagens para grandes sites de varejo e avaliando lançar uma plataforma para venda de pequenos volumes diretamente aos consumidores.

“Hoje, a venda do e-commerce representa 4% do total das vendas no varejo brasileiro. Tem muito potencial. Países como Estados Unidos e China têm índices muito mais elevados”, disse a diretora de embalagem de papelão ondulado da Klabin, Gabriella Michelucci.

Segundo ela, atualmente, o volume de embalagens da empresa para o comércio eletrônico representa apenas 1% de todo o volume vendido por ela no Brasil, ou 6 mil toneladas. Mas, com o avanço de marketplaces de empresas como Mercado Livre, que oferecem infraestruturas para venda de quase tudo pela internet, a Klabin antevê crescimento na demanda do canal.

Com o Mercado Livre, por exemplo, a Klabin acertou parceria há cerca de um ano para fornecer caixas de papelão para os principais vendedores da plataforma. O volume inicial de 100 mil caixas mensais triplicou no mês passado e deve avançar a 1 milhão em 2019, revelou o gerente de Gestão de Demanda da Klabin, Antonio Sergio Garupe.

Lotes – A Klabin, que no Brasil compete com grupos internacionais como International Paper e WestRock, também está vendendo desde abril lotes de caixas de 50 a 200 unidades no Mercado Livre, voltadas a outros usuários do site. Nesse caso, o volume de 29 mil caixas mensais passou a 140 mil em setembro.

“A parceria permite que uma empresa do tamanho da Klabin possa atender o consumidor final”, disse Michelucci, adicionando que a empresa ainda não tem previsão de quando os estudos de viabilidade para implantação de uma plataforma de venda on-line de produtos de papel a consumidores ficarão prontos.

O movimento da Klabin em direção a consumidores finais guarda semelhanças com avanços de rivais no setor. A Suzano iniciou neste ano venda de papel higiênico com marca própria nas regiões Norte e Nordeste do País. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail