Macapá, destino repleto de curiosidades e atrações naturais

20 de dezembro de 2018 às 0h04

img
Macapá, cortada pela Linha do Equador, tem toda a orla da banhada pelo rio Amazonas - Nascimento Fotógrafo/Divulgação

Com toda a orla da cidade banhada pelo rio Amazonas, Macapá oferece vários atrativos que valem a visita. A única capital cortada pela Linha do Equador, com aproximadamente 480 mil habitantes, a cidade reúne algumas curiosidades. Uma delas é justamente o equinócio, fenômeno que acontece nos meses de março e setembro, e que consiste no alinhamento do sol com a linha do Equador, e que faz o dia e a noite terem a mesma duração. Nessas ocasiões, Macapá se enche de turistas, que visitam o monumento Marco Zero, um obelisco com um círculo que é preenchido pelo sol no momento exato em que ele está na linha do Equador.

No Estádio Milton de Souza Corrêa, apelidado de Zerão, a linha do meio de campo coincide com a linha do Equador, e assim, cada time que lá jogar, estará em um hemisfério. Outro importante ponto turístico da cidade é a Fortaleza de São José de Macapá, de 1782, com muralhas de 15 metros de altura erguidas para proteger o rio.

A Vila do Curiaú, localizada a oito quilômetros da capital amapaense, revela a história de remanescentes quilombolas, além da bela paisagem natural e riquezas da fauna e da flora. Para quem procura praia, os balneários de Araxá e Fazendinha são os destaques, além de oferecerem várias opções gastronômicas em restaurantes à beira do rio, com destaque para pratos com camarão e peixes, preparados de diversas maneiras. Outro ponto forte em Macapá é o Marabaixo, a maior expressão cultural de Macapá, manifestação folclórica trazida pelos escravos, de música e dança.

Já o Estado do Amapá é repleto de paisagens naturais, praias em rios, trilhas em matas, além de oferecer uma culinária rica, variada, com diferentes influências. O Estado abriga o maior parque nacional do País (Montanhas do Tumucumaque) e um dos maiores do mundo com quase 3,9 milhões de hectares.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail