Manejo constante e fertilizante natural elevam produtividade

20 de setembro de 2018 às 0h05

img

A produção de soja, em Minas Gerais, tem grande potencial de crescimento. Além da maior liquidez e demanda aquecida no mercado, a produtividade do grão ainda pode ser ampliada. Entre as formas de ganhar maior rendimento estão os investimentos em tecnologias, no manejo constante e no uso de produtos diferenciados que favorecem o metabolismo e o equilíbrio hormonal das plantas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente técnico da Alltech Crop Science, Vinícius Abe, o desenvolvimento vegetativo e a fase de produção das plantas de soja são momentos cruciais para se ter um bom resultado de colheita.

Neste período, agricultores têm opções de produtos naturais que podem ser utilizados de forma preventiva para auxiliar no desenvolvimento equilibrado das estruturas. Um destes produtos é o fertilizante natural foliar à base de extratos vegetais e nutrientes, complexados por aminoácidos, Grain-Set.

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM

O produto, que pode ser aplicado junto com os demais tratos culturais já utilizados na cultura, contribui para o equilíbrio da planta, com o objetivo de se antecipar a possíveis estresses ambientais e fisiológicos que poderiam interferir na produtividade.

Segundo Abe, um dos momentos mais importantes do desenvolvimento da soja é o crescimento da parte aérea da planta. “Neste período, o uso do fertilizante foliar é importante para que o vegetal desenvolva boa estatura e tenha o crescimento de galhos equilibrados”.

O uso também é recomendado no começo da fase produtiva das plantas, quando começam a floração. Nesta fase, a utilização do produto também favorece a formação de vagens e dos grãos.

Além dos cuidados tradicionais, o monitoramento das lavouras é essencial para identificar períodos de estresse, como a falta ou excesso de chuvas, por exemplo, que podem provocar a redução do desenvolvimento da soja.

“O uso de soluções à base de extratos vegetais e nutrientes, associados a aminoácidos, tem como foco a regulação hormonal da planta. Dessa forma, em casos de estresse, a aplicação auxilia na retomada do metabolismo e na recuperação da produtividade”.

Produtividade – Ainda segundo Abe, o estudo realizado pela consultoria Kasuya Inteligência Agronômica nas áreas de utilização de fertilizante natural mostrou que é foi possível ampliar em até 14% a produtividade da soja.

“Ao proporcionar o equilíbrio hormonal da planta, temos como resultados uma melhoria na arquitetura do vegetal, um melhor pegamento de vagens e uma formação adequada dos grãos, o que gera maior produtividade. Nas áreas de estudo, onde já tínhamos uma soja altamente produtiva, por exemplo, foi observado ganho de 12,26 sacas de 60 quilos por hectare. O rendimento chegou a 101,5 sacas por hectare nas áreas onde o produto foi aplicado, nas demais ficou em 89,25 sacas por hectare”.

O incremento na produtividade é importante para o produtor por se tornar mais eficiente e competitivo. Além da soja, as soluções à base de extratos vegetais e nutrientes, associados a aminoácidos podem ser aplicadas em outras culturas como o café, arroz, feijão e milho, por exemplo.

Minas Gerais – O 12º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos 2017/18, divulgado há uma semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou a produção recorde de em Minas Gerais, com destaque para a soja. A produção estadual alcançou o volume recorde de 5,54 milhões de toneladas, aumento de 9,4% frente as 5 milhões de toneladas colhidas anteriormente, até então o recorde.

A área ocupada com a soja foi de 1,5 milhão de hectares, 3,6% superior à safra passada, mantendo a tendência dos últimos anos. A produtividade teve incremento de 5,6% passando de 3,4 toneladas por hectare na safra anterior para 3,67 toneladas por hectare na safra atual. De acordo com os técnicos da Conab, de modo geral, as condições climáticas favoreceram bastante o desenvolvimento da cultura, assim como a conclusão da colheita.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail