Prodetur+Turismo tem novo parceiro

10 de novembro de 2018 às 0h01

Brasília – O Ministério do Turismo confirmou a entrada do primeiro banco internacional no Prodetur+Turismo, amplo programa de crédito da Pasta. Além do BNDES, primeiro parceiro na iniciativa, a partir de agora as propostas também poderão ser financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que disponibilizou US$ 1 bilhão por ano para aplicar em projetos no Brasil.

O turismo é o primeiro setor no País a oficializar parceria com o banco, compartilhando diretrizes do projeto institucional. Serão elegíveis para financiamento internacional projetos públicos de estados e municípios com mais de 100 mil habitantes e pré-aprovados com o Selo+Turismo, concedido pelo ministério às propostas alinhadas à política nacional do setor. A taxa de juros aplicada será de 4,25% ao ano, com até 5 anos de carência e 18 anos para amortização.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, “a ampliação do Prodetur+Turismo é um claro sinal de que o mercado está confiante no desenvolvimento do setor, demandando por mais crédito disponível, e é papel do governo responder a esse movimento por mais investimento”.

O primeiro projeto do Prodetur+Turismo apresentado ao CAF é de Foz do Iguaçu (PR). A proposta prevê uma completa recuperação urbana voltada à humanização da cidade para o turismo t inclui a criação de “ramblas” (avenidas turísticas), boulevares, ciclovias, paisagismo e arborização que darão uma nova cara ao destino que é o portão brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Lummertz afirmou que o interesse pela requalificação turística de Foz mostra que a cidade “está pronta para puxar um forte ciclo de desenvolvimento, por meio do Turismo, no Paraná”.

A expectativa é de que a carta seja aprovada já na próxima reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex/Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), marcada para dezembro.

Segundo o Executivo-Sênior do CAF para o Setor Público no Brasil, José Rafael Neto, a instituição financeira trabalha com iniciativas multissetoriais focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Neto afirmou que projetos com foco em sustentabilidade, inovação, recuperação hídrica, questões viárias e ambientais têm prioridade – é o caso da cidade paranaense.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail