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Desenvolver novos canais de venda (App Commerce e Shopbot Omni), transformar a loja física em um minicentro de distribuição on-line, aumentar o giro de estoque das lojas, melhorar a logística de entrega com o sistema “clique e retire” e disponibilizar o estoque em tempo real. Essas são as propostas da Neomode, empresa de tecnologia que oferece soluções omnichannel para o varejo e que acaba de receber um aporte de R$ 2,7 milhões do Fundo Criatec3, gerido pela Inseed Investimentos.

Fundada em 2016, a Neomode atende grandes cadeias de varejo como Lojas MM (Grupo Mercado Móveis) e Dufry. O montante será utilizado para automatizar a tecnologia, escalar a máquina de vendas, ampliar o quadro de funcionários e iniciar um plano de expansão nacional.

Convergência – “O omnichannel, que já é muito popular nos EUA e Europa, é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma companhia. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo on-line e o offline. Assim, conectamos canais on-line com os pontos de vendas físicos e os consumidores evitam atritos na experiência de compra”, explica a co-fundadora da Neomode, Fabíola Paes, especialista em varejo e professora da ESPM, Ibmec e da USP/Esalq.

“Normalmente, depois de fazer uma compra pela internet, o consumidor precisa aguardar alguns dias até receber o produto. Isso gera insatisfação e diminui o interesse da compra. Com a solução da Neomode, é possível retirar ou receber as mercadorias em poucas horas, no mesmo dia e no local escolhido pelo consumidor. A jornada de compra proposta pela Neomode fica mais rápida e há redução significativa de custos logísticos. O cliente não enfrenta filas, prazos de entrega e taxas de frete’’, explica o CEO da Inseed Investimentos, Gustavo Junqueira.

Um estudo da Webshoppers, realizado pela Ebit/Nielsen em 2018, mostrou que a porcentagem de atrasos nos pedidos “clique e retire”, sistema desenvolvido pela Neomode, é de apenas 2,6% – significativamente menor do que quando enviados pelos Correios (16,6%) e pelas transportadoras privadas (24,4%).

Para possibilitar essa integração, a Neomode desenvolveu a tecnologia LORI (Library of Omnichanne lIntegrations for Retail), uma plataforma que conecta o varejo com os mais completos sistemas nativos de PDV – frente de loja – das lojas físicas, gateways de pagamento e plataformas e-commerce – e origina novos canais de venda white label omnichannel: App Commerce (aplicativos de compra) e Shopbot Omni (assistentes virtuais por robôs). Ambos têm como objetivo aperfeiçoar toda a jornada de compra on-line e offline do consumidor.

“Quando desenvolvemos esse serviço que integra os canais e utiliza um sistema de geolocalização, notamos grande satisfação do lojista, que gerou incremental de vendas – por cliente ao retirar o produto na loja – em cerca de 40% em poucos meses. Existem diversas maneiras para melhorar a experiência de compra e encantar o cliente. O uso dessas ferramentas está revolucionando o jeito de comprar e vender no Brasil. Estamos felizes em alavancar esse processo e fazer parte dessa mudança de comportamento”, observa Fabíola Paes.

Case de sucesso – A Dufry, rede internacional líder em varejo de viagem, é a mais nova companhia global a investir em tecnologia para facilitar a interatividade on-line com os clientes de voos internacionais. Ela criou a assistente virtual Duda – que atende os consumidores 24 horas por dia, sete dias por semana nas lojas Duty Free Dufry Brasil, agilizando a vida de quem tem um prazo curto e deseja adquirir algo em suas lojas.

Entre as funcionalidades já disponíveis aos viajantes de embarque ou desembarque internacional, estão: ajuda para localizar os produtos nas lojas Duty Free Dufry Brasil, tirar dúvidas sobre os pagamentos e cotas alfandegárias e fazer avaliação on-line do atendimento.

A Duda está integrada com o atendimento humano e carrega todo histórico de conversa do robô para o atendente, caso ele precise ajudar o cliente. Ela também pode ser integrada com um sistema de avaliação de satisfação em tempo real, visualização do catálogo de produtos para pesquisa de preço e descrição de produto integrado ao e-commerce.

“A ferramenta criada pela Neomode nos permite oferecer uma experiência melhor no atendimento ao cliente que possui automatização com a plataforma de e-commerce, atendimento humano e avaliação NPS. Em oito meses de testes e implantação, percebemos um avanço na qualidade do atendimento e automatização dos serviços na Duda”, explica o Digital & Innovation Global Customer Service Manager da Dufry, Marcelo Ferreira. (Da Redação)