Arcelor lança programa de Diversidade & Inclusão

29 de junho de 2019 às 0h25

img
Benjamin Baptista Filho: maior desafio é quebrar paradigmas - Foto: Mosaico Imagem/ArcelorMittal

Na sua definição mais simples, a democracia é um regime em que o povo exerce a soberania. Isso quer dizer, então, como está na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu artigo I, que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Mas qual o conceito de povo é esse em que a maioria política – aquele que independe quantidade, mas sim de poder político e econômico – é capaz de subjugar as minorias? Ainda hoje, dentro das relações de trabalho – para ficar em um só exemplo – é preciso que as empresas se esforcem para garantir igualdade de direitos e oportunidades. Programas e projetos específicos ainda são necessários para que haja diversidade, inclusão e respeito às diferenças dentro do ambiente corporativo.

Diante desse desafio foi lançado na quinta-feira (27), o Programa de Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal Brasil. O evento de lançamento reuniu funcionários e gestores no auditório do Escritório Central Administrativo da empresa, na região Centro-Sul. 17 mil empregados devem ser impactados pelo programa. De acordo com o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, o maior desafio é quebrar paradigmas e disseminar um ambiente rico em diversidade e inclusão.

A ArcelorMittal tem mais de 200 mil empregados atuando em 60 países. No Brasil, unidades de negócios espalhadas pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Pessoas que pensam de forma diferente geram soluções inovadoras e r

espostas mais criativas, contribuindo para assegurar a competitividade em um cenário desafiador. Na indústria do aço ainda prevalecem ambientes essencialmente masculinos e com pouca diversidade no sentido mais amplo. Na ArcelorMittal, a compreensão da necessidade de mudar este cenário fez com que o presidente mundial, Lakshmi Mittal, assinasse o Compromisso de Líderes Europeus de Negócios com a Diversidade e Inclusão. Por meio deste manifesto, 55 diretores executivos e presidentes de grandes empresas comprometeram-se a impulsionar o crescimento inclusivo, de forma sustentável. Toda essa dispersão geográfica aumenta o nosso desafio de sensibilizar e mobilizar um grande número de pessoas espalhadas por diversas regiões do Brasil”, explica Baptista Filho.

O empregado poderá se inscrever em qualquer um dos quatro grupos de afinidade – Equidade de Gênero, Pessoa com Deficiência, LGBTI+ e Diversidade Racial – e contribuir para a construção de um ambiente mais diverso e inclusivo. Os grupos de afinidade, formados por líder, colíder, líder de comunicação e líder de recursos humanos se reunirão mensalmente e vão trabalhar a partir de pilares estratégicos de atuação. Serão responsáveis por sugerir iniciativas e projetos que serão submetidos ao Comitê Nacional de Diversidade & Inclusão.

“O programa está sendo coordenado pelo Comitê de Diversidade & Inclusão, responsável pela definição da estratégia, métricas e indicadores, além da revisão das políticas e planejamento de ações a serem implementadas em curto, médio e longo prazos. Todas as lideranças da empresa no Brasil estão recebendo treinamento sobre viés inconsciente, que trata dos nossos preconceitos enraizados e muitas vezes não percebidos”, completa o presidente da ArcelorMittal Brasil.

A democracia também se fortalece na postura ética e nas medidas de compliance das empresas em geral. Desde 2007, a ArcelorMittal desenvolve ações para estimular uma cultura corporativa ética mundial que atenda às expectativas da nova dinâmica social. Naquele ano, foi lançado o Programa Integridade, pautado no total alinhamento com as melhores práticas de governança e compliance.

Dentre as políticas que integram o escopo do programa destacam-se: Código de Conduta, Política de Informações Privilegiadas, Política sobre Denúncias, Política Antifraude, Política Anticorrupção, Política de Proteção de Dados, entre outras. Além disso, o programa conta com diversas políticas e procedimentos nos quais todos os empregados, conselheiros e executivos da alta administração definidos como público-alvo são periodicamente treinados

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail