O arquiteto e urbanista é o profissional que realiza o planejamento físico e financeiro de obras e elabora projetos de edifícios e cidades, envolvendo ruas, parques e bairros. Ele também orienta a aprovação de projetos nos órgãos responsáveis.

A profissão de arquiteto e urbanista é regulamentada por lei federal. Para exercê-la é preciso que o profissional tenha diploma de nível superior em curso cuja duração média é de cinco anos. O currículo mescla conteúdos das ciências exatas com a de humanidades. O salário médio de um profissional da área é de R$ 5 mil.

Em Belo Horizonte, o curso é oferecido nas seguintes faculdades: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), PUC Minas, UNA, Instituto Metodista Izabela Hendrix, UniBH, Instituto de Educação Superior Latino-americano e Faculdade Pitágoras. A formação em Gestão de Cidades é oferecida pela PUC Minas em níveis de mestrado e doutorado.

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) aceita em seu quadro de associados, além dos engenheiros, os profissionais formados em arquitetura e urbanismo. Para se associar, ligue (31) 3292-3692. Mais informações sobre a SME pelo site.

A fiscalização do exercício da profissão é feita pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Cau/Br) e pelos respectivos conselhos estaduais. Mais informações: www.caubr.gov.br.