4ª edição do Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

DATA DE INÍCIO:

28/03/2023

DATA DE TÉRMINO:

30/03/2023

VALOR:

Gratuito

EVENTO PRESENCIAL

LOCAL DO EVENTO:

Palácio das Artes. Avenida Afonso Pena, 1537 | Centro | Belo Horizonte

ver no mapa

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Com o objetivo de compartilhar projetos e experiências de trabalho, o Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, agora em sua quarta edição, deve reunir 2.260 pessoas, que participarão de uma programação diversa, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas.

A divulgação de ações que visam à geração de emprego e renda, à estruturação, qualificação e profissionalização é um dos principais escopos dessa inciativa que buscam também viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.

O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT) juntamente com os parceiros Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR). 

Para o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o evento contribui para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.

O evento celebra a criatividade na gestão pública e aproxima os gestores dos municípios e do Estado, o que é fundamental para compreendermos melhor as diferentes realidades. Essas trocas são necessárias para criarmos propostas mais qualificadas para a cultura e o turismo”, avalia.

Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de conversas entre os gestores.

Programação

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe uma série de atividades baseadas nas diretrizes da SECULT para as políticas públicas turísticas e culturais.

No dia 28, está prevista a abertura com uma palestra magna com o secretário Leônidas Oliveira e o Diretor da Economia da Criatividade, José Junior. Na sequência, Oliveira reúne-se com a secretária-adjunta Milena Pedrosa, o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula, e o subsecretária de Cultura, Igor Arci, para uma conversa com a SECULT.

Além disso, a Empresa Mineira de Comunicação fará a entrega do Selo Cidade Amiga do Audiovisual para mais de 100 municípios que participaram do programa em 2022. A chancela reconhece os munícipios que desenvolvem práticas para facilitar e atrair produções audiovisuais, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos.

No dia 29, estão previstas capacitações sobre captação de recurso e fomento, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Em seguida, os especialistas do Instituto Plenum Brasil vão discorrer sobre o impacto da Nova Lei de Licitação e Contratos – Lei Nº 14.133/21 – nos setores de Cultura e Turismo dos municípios mineiros.

Paralelamente, na Sala Juvenal Dias, no dia 29, acontecerão os painéis de Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos, com Samira Lamaita e Luís Carneiro (SECULT) e Cozinha Mineira como Produto Turístico, com Petterson Tonini (SECULT).

Acontecerá também o Painel interinstitucional: Carnaval da Liberdade – Orientação de como os municípios podem usar esta experiência de articulação nos grandes eventos do calendário, com Sérgio de Paula e José Júnior (SECULT), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Rede de Gestores.

Outra atividade importante será a troca de experiências por meio dos casos de sucesso: Rota de Ciclo Turismo, com José Augusto Sena (IGR Serras Verdes) e Região Pontal do Triângulo, Marinez Queiroz (Carneirinho, Limeira do Oeste e União de Minas); Céu de montanhas com Flávia Soares (Vale) e a Cozinha Contemporânea em Tiradentes, com Felipe Rameh (Tragaluz Restaurante Casa).

Integra ainda a programação do dia 29 a capacitação Elaboração de projeto: transformando ideias em ações com a Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Janaína Silva.

No dia 30, haverá o lançamento da Plataforma Integrada da Cultura – PIC e a palestra sobre Política municipal para promoção da criatividade, com o Diretor da Economia da Criatividade, José Júnior, e o Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim (SECULT), no Grande Teatro.

A programação desse dia dá continuidade às mesas com o painel Planejamento Municipal e Regional, apresentado por Sérgio de Paula e Gabriela Ribeiro (SECULT), Casos: Estruturação e Posicionamento do destino Coqueiral com Franciana de Assis, e Planejamento Estratégico do Circuito das Águas com Flávia Ribeiro.

Na Sala Juvenal Dias será apresentado o Painel: Promoção e Marketing de Destinos, com Natália Dornellas (SECULT), Casos: Visite Beira Rio, com Silvia Cristiane (São Gonçalo do Abaeté) e Place Branding, com Fernanda Cunha (IGR Grutas e Mar de Minas).

Programação Complementar

Na quinta-feira, 30 de março, os participantes do 4º Encontro poderão visitar os espaços que integram a SECULT e fazem parte do Circuito Liberdade, mediante inscrição prévia. São eles Museu Mineiro/Reserva Técnica, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, visita às áreas de guarda – Coleções Especiais.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Conteúdo Relacionado

    img
    Mês da Inovação

    Por Diário do Comércio em 28/09/23

    img
    Mostra Home Design e Arquitetura

    Por Diário do Comércio em 16/10/23

    img
    ID360 2023

    Por Diário do Comércio em 01/09/23

    img
    Jornada da Confeitaria

    Por Diário do Comércio em 28/08/23

    img
    Encontro Nacional Absolar

    Por Diário do Comércio em 30/11/23

    img
    21º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário

    Por Diário do Comércio em 15/06/23

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail