Terça Astronômica

DATA DO EVENTO:

26/09/2023

HORÁRIO DO EVENTO:

19:00:00 ÀS 21:00:00

VALOR:

Gratuito

EVENTO HIBRIDO

LOCAL DO EVENTO:

Av. Amazonas, 7.675, Nova Gameleira - prédio 20, auditório 201

ver no mapa

DESCRIÇÃO DO EVENTO

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados atualmente. Para discutir este assunto e o papel do Brasil e dos governos locais frente a essa questão, o “Terça Astronômica”, projeto de extensão do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia (Gedai), recebe o professor Daniel Brianezi, do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental do CEFET-MG, campus Nova Suíça (BH).

A palestra será no dia 26 de setembro, às 19h, no auditório 201, localizado no prédio 20 do campus Nova Gameleira (av. Amazonas, 7.675, Nova Gameleira, Belo Horizonte). Após a palestra, das 20h às 21h, teremos observação astronômica de Saturno e de alguns aglomerados de estrelas. O evento é aberto ao público interno e externo, gratuito e sujeito à lotação do auditório. A palestra terá transmissão ao vivo pelo canal GEDAI BH no YouTube.

Sobre a palestra

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados atualmente. A emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera traz diversos impactos ambientais e sociais. De acordo com o 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR6), lançado em 2022, se o aquecimento terrestre, entre os anos de 2030 e 2052, ultrapassar o valor estimado de 1,5°C, serão observados efeitos muito mais severos e irreversíveis do que atualmente. Estima-se que 350 milhões de pessoas enfrentarão escassez de água até 2030, e até 14% das espécies de animais terrestres estarão em risco de extinção.

Ainda segundo o Relatório, ultrapassando o limite de aquecimento de 1,5°C, aumenta-se a probabilidade de eventos de alto impacto, como a morte massiva de florestas, o que transformaria sumidouros essenciais de carbono em fontes de emissão e o aumento à exposição aos perigos de populações pobres e vulneráveis. Assim, torna-se importante que haja comprometimento de entes federativos para adoção de ações de combate às mudanças climáticas, desenvolvendo políticas efetivas e adequadas para a resiliência urbana.

Sobre o palestrante

Daniel Brianezi é doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor efetivo do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental (DCTA) do CEFET-MG. Atua na área de Economia Ambiental, em que desenvolve pesquisas relacionadas a Serviços Ambientais e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), com ênfase em projetos de carbono, biomassa e carbono florestal, inventário e neutralização de gases de efeito estufa.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Conteúdo Relacionado

    img
    42ª Feira Tecnológica do Inatel

    Por Diário do Comércio em 25/09/23

    img
    ID360

    Por Giulia Simmons em 24/08/23

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail