Cade autoriza Vale a vender duas minas para o grupo AVG

31 de janeiro de 2020 às 0h15

img
Crédito: Pilar Olivares/Reuters

Foi autorizada para a Vale a venda de ativos que envolvem as minas de minério de ferro Emesa e Santanense, que deverão ser adquiridas pela Mineração Serra Azul (MSA), pertencente ao Grupo AVG. As duas minas estão localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

Conforme publicação no Diário Oficial da União de ontem, não foram feitas quaisquer restrições por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Os valores relacionados à transação ainda não foram divulgados.

Em nota, a Vale informou que “assinou, em 27 de dezembro de 2019, um Contrato de Compra e Venda de Ações com a Mineração Serra Azul, empresa pertencente ao Grupo AVG, referente à alienação da totalidade das ações da Emesa e dos ativos relacionados à mina de Santanense. A Emesa e os referidos ativos estão localizados em Minas Gerais e pertenciam ao grupo Ferrous, adquirido pela Vale no segundo semestre de 2019. Em 2018, foi produzido na Emesa aproximadamente 1 milhão de toneladas de pellet e sinter feed. A mina de Santanense produziu, no mesmo período, 680 mil toneladas de ROM (minério bruto), transferidos para Emesa”, disse.

A mineradora também afirmou que as partes aguardam recursos eventuais de terceiros. O fechamento da operação, segundo informou a companhia, está previsto para o segundo semestre deste ano.

O DIÁRIO DO COMÉRCIO procurou também o Grupo AVG para comentar sobre o assunto, mas não recebeu um retorno até o fechamento desta edição.

De acordo com o parecer do Cade, a mina de Emesa está com a reserva praticamente exaurida, portanto, não há nela, atualmente, atividades de origem extrativa. “Até recentemente, a planta de processamento localizada junto à Emesa era utilizada para processar minério de ferro sinter feed extraído da mina de Santanense (também em vias de exaurimento), o qual era combinado com produto fornecido pela AVG nos termos de um contrato de fornecimento vigente até agosto de 2019.” Segundo o documento, a mina de Santanense, produz apenas minério de ferro sinter feed.

Planta – O material destaca ainda que o grupo AVG, além de atuar com mineração de minério de ferro, também já tinha relações comerciais tanto com a Emesa quanto com a Santanense. O conteúdo frisa que a AVG está adquirindo, em última análise, a planta de processamento da Emesa.

O documento também ressalta que os ativos possuem um valor comercial para a AVG, além de possuírem sinergia com as atividades que são realizadas pelo grupo.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail