Cobasi, mall voltado para o segmento pet, inaugura terceira loja no Estado
A nova unidade da Cobasi tem 970 metros quadrados e vai gerar 30 empregos diretos na região; ela é a 96ª loja da rede - Crédito: Divulgação

Bem próxima de romper a barreira das 100 unidades, a Cobasi – shopping animal com mais de 20 mil itens para animais de estimação, casa, piscina e jardinagem – abre sua terceira loja em Minas Gerais, sendo a primeira em ponto de rua.

O empreendimento, no bairro Belvedere, na região Sul da Capital, oferece acessórios e rações para diferentes espécies, farmácia veterinária e produtos para decoração e manutenção da casa e do jardim.

As outras unidades no Estado são lojas nos shoppings Del Rey, em Belo Horizonte, e no Shopping Norte, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. De acordo com a gerente de marketing da Cobasi, Daniela Bochi, que não revelou os valores dos investimentos, Minas Gerais é o terceiro mercado pet do Brasil e oferece ainda uma série de boas oportunidades.

“Minas Gerais é um mercado muito importante, no qual ainda estamos começando. Nossa expansão se dá primeiro pelas capitais e grandes cidades. Para começar escolhemos, normalmente, shopping centers e eles precisam ser pet friendly”, explica Daniela Bochi.

A nova unidade tem 970 metros quadrados e vai gerar 30 empregos diretos. Ela é a 96ª loja da rede. Os funcionários receberam treinamentos para atendimento ao cliente e técnico para o setor em que atua, tornando-os aptos a esclarecer as dúvidas dos clientes e ajudar na tomada de decisão de compra. O treinamento é concedido pela equipe de Educação Corporativa da Cobasi formada por psicólogos, veterinários e biólogos.

A marca avança na esteira de um mercado que cresce em todo o mundo e que tem números muito expressivos no Brasil. Além disso, a retração no mercado imobiliário nas grandes cidades brasileiras nos últimos anos fez com que a Cobasi conseguisse negociar pontos comerciais grandes a preços competitivos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 132 milhões de animais de estimação no País. Seus donos parecem dispostos a gastar bastante com cuidados e mimos de todos os tipos e preços. Estudo desenvolvido, em 2019, pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, o setor deve atingir um faturamento de R$ 20 bilhões em 2020.

Em 2019, foram abertas 20 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros. A meta para este ano são mais 30 lojas. Todos os empreendimentos são abertos com capital próprio e a empresa continua sendo familiar.

“Um dos orgulhos da Cobasi é ser uma empresa nacional que cresce com recursos próprios. O Brasil é um grande mercado e temos um território muito grande para crescer ainda, por isso não está no planejamento a internacionalização da marca. Também não temos interesse em nos tornarmos uma franqueadora”, afirma a gerente de marketing da Cobasi.