Coronavírus prejudica empresas mineiras

13 de março de 2020 às 0h12

img
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Para fevereiro, a tendência é que o desempenho da produção industrial continue fraco. Além do menor número de dias úteis, em função do Carnaval, a pandemia de coronavírus deve impactar de forma negativa na demanda externa pelos produtos nacionais e no suprimento das indústrias locais.

“Em fevereiro, a gente vai começar a sentir alguns efeitos do coronavírus, tanto no mercado externo, que demanda exportações de produtos brasileiros, como no mercado interno, em relação à falta de suprimentos. Ainda não é possível mensurar esse impacto, que ficará mais claro em março e no segundo trimestre, quando teremos mais notícias do quanto esse problema impactará na indústria. Para fevereiro, não há nenhum retorno, nada puxando a produção industrial do Estado”, explicou a gerente de economia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Daniela Britto.

Ainda conforme Daniela, os efeitos do coronavírus irão impactar em todos os setores da economia mineira. Os setores que exportam serão impactados pela queda da demanda, o que reduz os preços das commodities minerais, metálicas e de petróleo, por exemplo.

“Isso já está acontecendo. O preço do minério de ferro tende a ser menor, por uma demanda menor da China por esse tipo de mercadoria. Mas, a gente vê que o processo de disseminação do coronavírus está mais contido. Pode ser que, ao longo do ano, a China trabalhe para recuperar um pouco dessa demanda pelos produtos. Esperamos que a China adote medidas para reduzir a queda no PIB. Provavelmente, o país asiático vai experimentar, desde Mao Tsé-Tung, o primeiro trimestre de crescimento zero ou negativo do PIB”.

Insumos – Além do impacto negativo nos produtos que são exportados, outras áreas da indústria mineira que não é exportadora, mas que importa suprimentos, como fármacos, eletroeletrônicos e veículos tende a serem impactadas com um gap de suprimentos.

“Não sabemos em que medida a indústria mineira será afetada, não conhecemos os estoques das empresas. Mas, o mundo inteiro vai conviver com uma queda da demanda, dos investimentos e do consumo. Isso porque o nível de incerteza está muito elevado e, nesse ambiente, a confiança cai e há restrição da demanda, de consumidores e de empresários investidores, o que impacta em todos os segmentos da indústria e nos serviços. Todos serão afetados”, disse Daniela.

Faturamento cresce 1,5% em janeiro no País

Brasília – O faturamento da indústria brasileira apresentou elevação de 1,5% em janeiro deste ano na comparação com o mês imediatamente anterior. É o que informa os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados ontem.

Segundo a CNI, o crescimento reverte a queda acumulada no último bimestre de 2019 e reposiciona o indicador em trajetória ascendente. Na comparação com janeiro de 2019, o faturamento apresentou alta de 3,2%.

As horas trabalhadas na produção aumentaram 1% frente a dezembro de 2019, já considerando a correção sazonal, e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu 78%, uma alta de 0,4 ponto percentual em comparação com dezembro.

Emprego – No caso do emprego industrial, houve aumento próximo da estabilidade, de 0,2% em janeiro em relação a dezembro. Em relação a janeiro de 2019, houve queda de 0,3%.

Dificuldades – Apesar do bom resultado de janeiro, a indústria segue enfrentando dificuldades para entregar um crescimento significativo”, pontua a publicação mensal da CNI. “Faturamento real e UCI mostram tendência gradual de recuperação; horas trabalhadas e emprego permanecem praticamente inalterados há anos; enquanto a massa salarial e rendimento real exibem tendência de queda”, completa o documento.

Massa salarial – Apesar de ter crescido 0,4% na comparação com dezembro, a massa salarial ficou 2,2% menor que a registrada em janeiro de 2019. Movimento similar pode ser observado no rendimento médio, que variou positivamente em 0,2% em relação a dezembro, mas caiu 1,9% na comparação com o primeiro mês do ano anterior. (ABr)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail