Fundada em 1964, a Cozinhas Itatiaia, mineira de Ubá, na Zona da Mata, se consolidou nacional e internacionalmente | Crédito: Mauro Capozzi

Não é de hoje que as mudanças no comportamento do consumidor têm alterado também as ações do varejo brasileiro. Fundada em 1964, a Cozinhas Itatiaia, mineira de Ubá, na Zona da Mata, se consolidou nacional e internacionalmente entre outros motivos, por acompanhar as preferências dos clientes.

Líder no mercado de móveis de aço, a marca aposta agora em inovação e design como forma de ampliar o mercado de atuação.

Para isso, a empresa vem realizando uma série de pesquisas e investimentos em tecnologia e inovação. De acordo com o gerente de Marketing da Itatiaia, Wellington Bernardes, o resultado já está sendo sentido na ponta, com a conquista de novos públicos e o aumento das vendas.

“Há cerca de dois anos, começamos a identificar novas exigências e preferências a partir de pesquisas junto aos clientes e optamos por adotar um processo de transformação de nossos produtos. Uma espécie de reposicionamento da marca”, comentou o gerente, sem, no entanto, revelar números.

Como reflexo, a marca que foi pioneira no lançamento de armários de cozinha em inox no País e, posteriormente, em itens modulados, saiu na frente também no quesito que une inovação e estratégia, por meio do design e da funcionalidade dos produtos. Tudo construído a partir das necessidades de cada consumidor.

“A madeira, por si só, possui um design interessante. Neste caso, nossa dificuldade correu nos armários de inox. Mas conseguimos desenvolver modulados fora dos modelos tradicionais e oferecer opções mais irreverentes para um público cada vez mais engajado e informado, que está sempre em busca de produtos diferentes”, explicou.

Uma das diferenças, conforme Bernardes ocorre, por exemplo, na possibilidade de integrar os armários da cozinha com outros ambientes, já que os imóveis também mudaram nos últimos anos e, muitas vezes, conjugam diferentes ambientes em um só. “Assim, passamos a oferecer um produto de alto padrão, mesmo sendo popular”, completou.

Além disso, segundo o gerente, os móveis modulados de inox possuem menor custo que as opções de marcenaria e planejados, o que os tornam mais interessantes ao consumidor diante de menores níveis de emprego e renda no País. É que estes armários podem custar menos da metade de um planejado.

“A Itatiaia sempre trabalhou com cozinhas moduladas. O que oferecemos agora são produtos mais inovadores e alinhados com as necessidades dos consumidores. São novas opções de compra com preços mais em conta, mas tão interessantes quanto os móveis planejados com design moderno e funcional nas residências”, concluiu.

Como reflexo da aposta, a marca foi convidada pela Rede Globo a assinar as duas cozinhas instaladas no Big Brother Brasil 20. Com projetos conceituais, design moderno e funcional, a empresa diz que os ambientes refletem o estilo de vida jovem e contemporâneo dos participantes do reality show. A

Itatiaia vê a participação como uma grande oportunidade e acredita que o programa é uma das principais vitrines para as marcas que desejam propiciar novas experiências de consumo.