Evolução tecnológica no setor de construção

10 de janeiro de 2020 às 0h01

img
Crédito: Alisson J. Silva

Renato Las Casas *

Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o setor de construção civil demonstrou no terceiro trimestre de 2019, um crescimento de 4,4% frente ao resultado de 2018. Essa é a melhor performance da área desde o primeiro trimestre de 2014, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com este desenvolvimento do segmento se fazem cada vez mais necessários, novos equipamentos, materiais e processos que tornem as obras e reformas mais ágeis, práticas e seguras, e é aí que entra a tecnologia. Assim como em diversos outros campos de trabalho, ela também está bastante presente na construção civil.

A aplicação de inovações tecnológicas no setor se deve ao surgimento do conceito de indústria 4.0. Essa possível quarta revolução industrial é a responsável por implementar na rotina de trabalho equipamentos como os drones, cobots, sensores, impressora 3D e dentre outros. Entre as principais características deste novo momento estão a automação de tarefas, o armazenamento de dados e informações, e a simplificação de procedimentos industriais.

O uso de novas tecnologias na construção civil pode proporcionar grandes vantagens, que contribuem para o aprimoramento do tempo e qualidade de uma edificação. Um bom exemplo deste tipo de modernização é o nosso produto, que por meio de uma técnica japonesa, reaproveita os resíduos gerados pela exploração de jazidas de granito e mármore, e oferece uma infinidade de possibilidades de aplicações.  Com uma aparência bastante semelhante ao granito, o ecogranito consiste em uma massa acrílica que pode ser personalizada com a cor de desejo do consumidor e possui somente um quarto do custo e 7% do peso da rocha ornamental.

Estas inovações permitem a prevenção e diminuição do risco de ocorrência de falhas humanas ao longo de uma obra, garantem um maior controle sobre o andamento da mesma e proporcionam um cálculo mais preciso de gastos e tempo empregado. Isso gera uma redução de custos, pois a prevenção de erros é contínua e, além disso, apenas materiais e outros aportes necessários serão adquiridos durante esse período.

Ao promover a utilização de maquinários adequados, esta modernização industrial possibilita um aumento significativo da produtividade e aceleração de várias práticas. É fácil entender como isso acontece. Todo o trabalho realizado manualmente agora acontece por meio de uma máquina, ou com o auxílio de uma, permitindo a elevação da capacidade laboral dos funcionários em outras áreas”, comenta.

Outro benefício oferecido por estes tempos de evolução tecnológica no setor de construção civil é a ampliação do potencial de armazenamento de informações sobre uma obra por meio da utilização de softwares especializados. É possível ter acesso diário a estes tipos de dados de forma mais segura e fácil. Estes programas ajudarão a compreender em qual pé está a obra e quanto falta para o seu término. E ainda podem auxiliar no monitoramento de atividades, segurança dos trabalhadores e redução no risco de acidentes.

É essencial que as empresas capacitem seus funcionários para que trabalhem lado a lado com a tecnologia. A questão não é substituir o trabalho manual, mas sim adaptá-lo para que ocorra a diminuição de custos e o aumento de produtividade.

*Diretor comercial da empresa de revestimentos Ecogranito

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail