Ótica Centro Visão planeja a expansão da rede
A Ótica Centro Visão pretende abrir lojas no interior do Estado por meio de franchising - Crédito: Divulgação

Com mais de três décadas de atuação, a Ótica Centro Visão, que possui lojas na capital mineira e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está investindo fortemente na reformulação da marca e expansão das unidades em Minas Gerais. Atualmente com 20 pontos de venda próprios, a rede espera chegar a 50 nos próximos 10 anos. Além disso, pretende expandir também para o interior do Estado, por meio do modelo de franchising.

As informações são do sócio-diretor da rede, Fernando Cardoso. Segundo ele, cada loja consumirá aportes da ordem de R$ 200 mil. Dessa forma, a estimativa é de que, somente na abertura de unidades próprias, sejam investidos R$ 6 milhões nos próximos exercícios.

“Realizamos um estudo completo do potencial de crescimento da empresa e identificamos a lacuna em diferentes regionais da Capital, assim como em cidades do interior. Entendemos que até por questões de mobilidade, há um potencial cada vez maior junto a comércios locais. Por isso, nosso plano de expansão será focado em regionais”, explicou.

Novo modelo de negócio – Sobre as franquias, o diretor disse que duas serão abertas ainda neste exercício. O modelo ainda não está completamente fechado e, por isso, as lojas funcionarão como espécie de piloto para as próximas unidades. Neste primeiro momento, não haverá cobrança da taxa de franquia.

“A ideia é construir um modelo sólido em parceria com os franqueados. Tanto que iniciaremos o projeto com pessoas que têm a cultura da empresa e já ocuparam cargos de liderança na rede”, afirmou.

Outro investimento que acontecerá ainda neste exercício diz respeito à implantação do e-commerce da empresa. Previsto para março, mediante aportes de R$ 100 mil, considerando o desenvolvimento do sistema e a formação de estoques, o novo canal promete alavancar ainda mais as vendas. Segundo Cardoso, a intenção é trabalhar com estratégias multicanais, interagindo on e off-line com os clientes. Haverá opções de compra on-line com entrega em domicílio ou retirada em uma das lojas, por exemplo.

Além disso, a Ótica Centro Visão também está apostando na reformulação da marca e está investindo outros R$ 250 mil na alteração do layout de todas as lojas. “Mudamos, por exemplo, a cor da nossa marca, que antes era vermelha e agora é azul. Fomos orientados por especialistas que o vermelho poderia remeter a olhos irritados ou doentes, e o que entregamos aos nossos clientes é justamente o contrário: olhos saudáveis”, justificou.

Diante tantos investimentos, a aposta da empresa para 2020 é de crescimento. Na avaliação do empresário, após os anos de recessão e desempenho acanhado da economia nacional, é chegada a hora de os negócios avançarem de maneira mais forte novamente. A expectativa é de que, neste exercício, as vendas da rede cresçam 15% sobre o ano anterior, após um avanço de 5% em 2019 em relação a 2018.

“As estratégias de maior proximidade com o consumidor, os aportes que estão sendo realizados e a própria mudança da marca irão nos favorecer. Além disso, a perspectiva de melhora da economia também será fundamental para a confirmação deste desempenho”, concluiu.

Prêmio – A empresa foi uma das únicas brasileiras a concorrer ao Transitions Innovation Awards 2020, o mais respeitado prêmio de inovação e varejo do segmento de óticas e laboratórios fabricantes de lentes e produtos oftalmológicos do mundo. A ótica saiu vencedora na categoria melhor empresa de varejo no segmento.

Zeiss Vision Center – No próximo dia 17 de fevereiro, Belo Horizonte ganha mais uma unidade da licenciada Zeiss Vision Center, somando duas lojas na região. Sob o comando do empresário Marcus Túlio Ramos, a nova licenciada está localizada no bairro de Lourdes, conhecido como uma das áreas mais nobres de Belo Horizonte. A nova loja contará com produtos exclusivos da Zeiss, referência mundial em tecnologia para a saúde da visão. O espaço, com cerca de 100m², possui layout moderno e conceito inovador, proporcionando uma experiência única no momento da compra.

“Começar o ano de 2020 com a Zeiss é certeza de sucesso. Somada aos meus 24 anos de experiência na área óptica, a parceria permite oferecer um portfólio completo, com a alta tecnologia de performance e o atendimento personalizado da Zeiss, que garante a análise criteriosa de perfil individual de cada consumidor. Os clientes terão um serviço de consultoria de altíssima qualidade, que vai transformar a sua visão”, comenta Ramos.

Além da nova loja em Belo Horizonte, a Zeiss já licenciou mais de 40 unidades em todo o Brasil e segue em expansão com novas inaugurações previstas ao longo do ano. Ainda no primeiro semestre de 2020, a alemã deve atingir a marca de 50 licenciadas em todo o País.