Em 2019, a rede cresceu 50% em relação ao ano anterior e o faturamento foi de R$ 15 mi | Crédito: Divulgação

Pronta para inaugurar sua quinta unidade em Minas Gerais, este mês, na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, a catarinense Dr. Sofá tem planos ousados para o Estado. Com 120 unidades espalhadas por todo o Brasil atualmente, a marca, especializada em impermeabilização de estofados, planeja mais 38 unidades em Minas, além de Pouso Alegre (Sul de Minas), Bom Despacho e Nova Serrana (Centro-Oeste) e da Capital, já instaladas.

De acordo com um dos fundadores da rede, Raphael Quadros, o objetivo é de que o Estado responda por 15% das operações e cidades com mais de 70 mil habitantes já comportam uma unidade da Dr. Sofá.

“Iniciamos a expansão por Santa Catarina, em 2013, na cidade de Joinville. Havia carência desse serviço, faltavam empresas profissionais nesse segmento. A maior parte é de trabalhadores informais. Até 2015, nos preparamos para gerar o padrão, focado em sustentabilidade e produtos biodegradáveis, e naquele ano lançamos o piloto da franquia.

Eram três unidades até o início de 2017 e, a partir daí, oficializamos a nossa expansão. Até o momento, não tínhamos focado em Minas Gerais, mas temos potencial para mais 40 unidades no Estado e, agora, vamos prospectar ativamente as oportunidades”, explica Quadros.

Em 2019, a rede cresceu 50% em relação ao ano anterior e o faturamento foi de R$ 15 milhões. O investimento médio inicial é de R$ 32 mil, para cidades de pequeno porte. Por ser home based, ou seja, sem necessidade de ponto comercial, o investimento caracteriza uma microfranquia.

Para ser franqueado o candidato não precisa ter um perfil operador, especialmente para as grandes cidades mas, sim, gerencial e comercial. O franqueado tem direito à exclusividade territorial. “Buscamos pessoas que tenham tempo e visão de gerenciamento de equipes. Fazemos muito atendimento para outras empresas como hotéis, locadoras de veículo e agências bancárias, por exemplo. Então o franqueado precisa ter perfil comercial para buscar esses clientes”, pontua o empresário.

Ainda este ano, a marca começa seu plano de internacionalização para que a primeira inauguração aconteça no fim do próximo ano. O objetivo é começar com uma operação própria nos Estados Unidos.

PRÉ-CRISE – As informações contidas na matéria foram apuradas antes das recomendações de isolamento social por parte das autoridades de saúde do País.