Praça Uberaba fortalece área de serviços e inaugura operações educacionais
Com quase 30 mil metros de ABL, o Praça Uberaba comemora expansão de 42% em 2019 - Crédito: Divulgação

Seguindo uma tendência já verificada nas capitais, o shopping Praça Uberaba também vem fortalecendo sua área de serviços. Depois de lançar a área empresarial, onde é possível locar escritórios entre 50 metros quadrados e 1.000 m², o empreendimento recebe uma série de serviços educacionais.

Recentemente foram anunciadas três novas operações do setor: a Universidade Paulista (Unip), o cursinho Objetivo e a escola Park Idiomas.

A Unip é um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior do Brasil e vai oferecer Ensino a Distância (EAD) nas áreas de Administração, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e ainda licenciatura português/inglês e português/espanhol. Além dos cursos de bacharelado e licenciatura, a unidade vai oferecer curso superior de tecnologia e gestão.

O cursinho Objetivo, um dos mais importantes do País, atenderá cerca de 100 alunos em dois turnos. E a Park Idiomas, franquia sediada em Uberlândia – também no Triângulo – buscou no shopping uma estrutura mais robusta para suportar o crescimento da demanda em Uberaba.

De acordo com o gestor do Praça Uberaba, Márcio Malamud, a transformação dos shopping centers em centros de serviços se baseia em características dos malls como segurança, comodidade e estacionamento. Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os centro médicos, odontológicos e laboratórios já representam 37% das operações dentro dos shoppings brasileiros.

“Essa é uma experiência muito interessante. Quando chegamos à cidade já tinha um shopping e precisávamos buscar alternativas. O centro empresarial surge assim. A chegada dos empreendimentos educacionais é algo complexo, que deve ser estudado estrategicamente pelo shopping e pela escola”, explica Malamud.

O franqueado do Objetivo, Benedicto José Baraúna Júnior, já experiente no interior de São Paulo, viu em Uberaba um grande oportunidade e no shopping uma possibilidade surpreendente. Nesse primeiro ano, a unidade vai oferecer o pré-vestibular para 80 alunos em período integral.

“Foi feito um estudo do potencial da cidade e Uberaba tem um alto nível de investimento em educação. Procuramos, então, um lugar com acesso, segurança e comodidade. O shopping apresenta tudo isso. A comodidade de ter outros serviços ao lado, segurança, alimentação para os alunos que vão ficar o dia inteiro, tudo isso é um grande diferencial. Os shoppings como centros de serviços são uma tendência em cidades de todos os portes”, pontua Baraúna Júnior.

Com quase 30 mil metros de área bruta locável (ABL), o Praça Uberaba comemora um 2019 de expansão, passando de 42% da área alugada para 75% no final do ano. A chegada da Unidade de Atendimento Integrada (UAI) ajudou no processo.

A perspectiva para 2020 é de consolidação do centro de compras e diversificação do mix de lojas. “Uberaba é uma cidade que tem atraído muitas empresas e se desenvolvido de uma forma muito interessante. O nosso trabalho agora é de consolidação e crescimento, cuidando para ter um mix equilibrado de serviços e comércio”, pontua o gestor do Praça Uberaba.