O Grupo Pardini contabilizou uma receita bruta de R$ 1,454 billhão no quarto trimestre de 2019 | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

O Grupo Pardini bateu todos os recordes de produção e resultado no quarto trimestre de 2019. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 24, a empresa mineira registrou, no período, receita bruta de R$ 1,454 bilhão, 12% a mais que em 2018, resultado do crescimento nos dois principais canais de vendas.

No PSC, que são as unidades próprias de atendimento ao cliente em Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, o faturamento cresceu 5,9%, chegando a R$ 655 milhões.

Também no quarto trimestre de 2019, o Lab-to-Lab, que é o serviço de apoio a mais de 6 mil laboratórios e hospitais em todo o Brasil, teve crescimento de 18,9%, resultado do aumento orgânico e das aquisições de duas empresas: a Toxicologia Pardini (ex-Psychemedics Brasil, referência nacional em exames toxicológicos de janela ampliada), e do Laboratório Solução, localizado em Itajaí (SC). Foram 99,9 milhões de exames realizados, 7,6% a mais que em 2018.

Excluindo os efeitos do IFRS16, o lucro bruto cresceu 16,2%, chegando a R$ 397,5 milhões. Já a margem Ebitda foi de 21,3%. O lucro líquido cresceu 32,5%, chegando a R$ 163,5 milhões e margem de 12,1%.

De acordo com o diretor-presidente do Grupo Pardini, Roberto Santoro Meirelles, o bom desempenho está ligado aos efeitos positivos que os avanços dos projetos implementados durante 2019 tiveram nos resultados da Companhia.

“Em ambos os canais de coletas – Lab-to-Lab e PSC (postos de atendimento), tivemos crescimento constante, o que demonstra a força e preferência da marca Pardini nas regiões de atuação, bem como a resiliência da operação frente a um mercado competitivo e fragmentado. Nosso Customer Service a cada dia oferece uma experiência melhor ao cliente Lab-to-Lab, funcionando como ponto central de comunicação e podendo ser acessado através de diversos canais. Nossa plataforma digital “My Pardini” foi reformulada para uma versão mais ágil e fácil, mantendo o cliente cada vez mais conectado conosco. Reduzimos o prazo de emissão de laudos através de novo NTA na região Sul e aumento da capacidade do Projeto Enterprise. Dessa forma, a qualidade e valor percebidos pelos clientes vem apresentando constante evolução”, avaliou Meirelles.

A integração do Laboratório Solução, localizado em Itajaí (SC), reforçou a presença da empresa na região Sul com um novo Núcleo Técnico Operacional (NTA). As unidades de atendimento também apresentaram evolução operacional e financeira no período, mantendo a estratégia de consolidação nas cidades de Belo Horizonte e Goiânia (GO), onde a marca já tem forte presença, e ampliação nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, onde é apontado grande potencial de crescimento. No 4T19, foram inauguradas quatro novas unidades, sendo uma em Belo Horizonte (marca Hermes Pardini) e três no Rio de Janeiro (marca CMNG).

“Com a conclusão da integração, beneficiamos nossos clientes com um menor tempo de resposta e equipe regional preparada para ampliar nosso market share e competitividade do Lab-to-Lab na região Sul. Além disso, nossas marcas Hermes Pardini e Padrão foram reconhecidas pela sua atuação de destaque nas regiões de atuação. Fomos reconhecidos no XXI – Prêmio Minas pelo Desempenho Empresarial e no Prêmio PopList – Empresas mais lembradas pelo consumidor goiano como referência em medicina diagnóstica e preventiva”, pontuou o diretor-presidente.

Projeções – As perspectivas para 2020 se baseavam na continuidade do trabalho desenvolvido no ano passado e na conclusão da implantação do projeto Enterprise, que alcançou 50% do volume previsto no mês de fevereiro de 2020.

A chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, porém, tornou o cenário incerto. Em linha com o já anunciado anteriormente, foi assinado um contrato comercial para a operação de um grande hospital na região Nordeste, onde será implementado o primeiro Núcleo Técnico Hospitalar (NTH).

“Não temos como prever os impactos à atividade e a continuidade, decorrente dos impactos do Covid-19 em nossos negócios. Observaremos atentamente o desenvolvimento desta situação, avaliando os principais riscos e incertezas que por ventura devem ser reportados, simulando diferentes cenários. Temos novos produtos lançados para o atendimento a essa crise – testes – e também relativos ao nosso funcionamento normal porque as pessoas continuam padecendo de outras doenças e continuam precisando de diferentes tipos de exames e isso vai continuar acontecendo no pós-crise”, completou.

Tradição – Aos 60 anos, além das 124 unidades próprias (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia), o grupo oferece o serviço de Apoio Laboratorial para mais de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades.

Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. No Brasil, o Grupo é pioneiro na montagem de uma plataforma de produção laboratorial automatizada para atender grandes proporções.