Rubberbras decide expandir sua atuação no mercado externo

4 de março de 2020 às 0h15

img
A Rubberbras é a única fabricante de placas de pneu radial reciclado | Crédito: Divulgação

A mineira Rubberbras, única fabricante de placas de revestimento feitas a partir de pneus radiais reciclados no mundo, com plantas industriais em Itabira (região Central) e Parauapebas, no Pará, vai expandir sua presença no mercado exterior.

Com os produtos já patenteados no Brasil, Chile e Peru, recentemente a empresa entrou com o pedido de registro via Tratado de Cooperação em Patentes (PCT) em mais de 100 países e abre, nos próximos meses, sua primeira filial internacional, no Chile.

As informações são do fundador e diretor empresa, Lucas Ribeiro. Segundo ele, a expansão no mercado externo inclui ainda a exportação das placas de revestimento para o Canadá, que já recebeu a primeira remessa, e também para a Austrália, a partir deste exercício. Por questões estratégicas, o valor dos investimentos não foi revelado.

“As novas operações vão permitir um incremento de 50% a 70% dos negócios neste exercício. O mercado mundial precisa urgentemente de soluções ambientalmente sustentáveis neste segmento e a Rubberbras é a única empresa do mundo que detém a tecnologia e ainda tem engenharia própria para desenvolver todo maquinário utilizado no seu processo produtivo”, ressaltou.

A empresa é responsável pela destinação dos pneus OTR gigantes das maiores empresas do País, como a Vale, Michelin, Bridgestone, Anglo American, Samarco, Kinross, U&M, Anglogold, Beadell, Reciclanip, entre outras, e recicla 100% dos pneus que recebe. Para isso, conta com infraestrutura completa de destinação incluindo coleta especializada, manuseio, tratamento, corte, reciclagem, trituração, separação magnética e transporte para destinação final.

O diferencial, conforme o empresário, está na tecnologia 100% brasileira, que dá origem às placas de revestimento. “Nossas placas garantem aos clientes um menor custo, chegando a 50% do valor dos antigos revestimentos metálicos; maior durabilidade, com rendimento de 3 a 5 vezes superior; menor peso, até 60% menor se comparada as antigas chapas metálicas; e selo verde, por serem ecologicamente corretas a partir da redução de até 40 decibéis nos níveis de ruídos no ambiente de trabalho”, explicou.

A empresa conta com frota própria composta por oito carretas especiais e sistema único de transporte até suas unidades: o Parque Industrial da Unidade Sudeste, com mais de 30 mil metros quadrados, localizado em Itabira, e o Parque Industrial Unidade Norte, em Parauapebas, no Pará, com 70 mil metros quadrados.

Juntas, as fábricas possuem capacidade de produção de 40 mil placas por mês, e maquinário capaz de triturar mais de 20 toneladas de chips por hora. Entre os principais itens produzidos pela Rubberbras estão não apenas as placas de revestimento, guias laterais de correia transportadora, batentes, calços para caminhões, borracha triturada em chips e também placas de moinho de barras e bolas, etc.

“As maiores cimenteiras do Brasil já utilizam nossos chips triturados de pneus, como combustível alternativo, mais econômico e ecologicamente correto em substituição ao carvão mineral e coque de petróleo. Já as placas de revestimento são fornecidas para mineradoras, siderúrgicas, cimenteiras e pedreiras”, completou o diretor.

Ainda como forma de ampliar o mercado de atuação, a empresa abriu recentemente um novo setor focado no revestimento das caçambas dos caminhões OTR. Já sobre as operações no Chile, o empresário destacou que o país é o maior produtor mundial de cobre e que sancionou uma lei que obriga as empresas a dar destinação a um passivo de mais de 300 mil pneus radiais gigantes.

A intenção, conforme Ribeiro, é primeiramente implementar a parte de transformação da borracha em chips, que serão destinados às cimenteiras daquele país e, num segundo momento, levar a produção das placas de revestimento também. A previsão é que as operações tenham início dentro de seis meses. “As máquinas já se encontram em fabricação e a partir da unidade vamos atentar os mercados chileno e peruano”, revelou.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail