Sem investimento, pesquisas minerárias estão defasadas

29 de janeiro de 2020 às 0h18

img
Há 10 anos estão congelados os aportes em análise geológica - Crédito Daniel Mansur

Embora o setor extrativo brasileiro necessite urgentemente de novos investimentos em pesquisas minerárias, uma vez que já soma uma década sem aportes, a retomada das análises geológicas no País demandará tempo para ocorrer.

A estimativa varia entre cinco a dez anos e se justifica não apenas pela necessidade de liquidez dos ativos para atrair interessados, mas também pelas intempéries dos órgãos públicos de regulação e fiscalização nacionais.

A avaliação é do presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Elmer Prata Salomão. Segundo ele, um dos caminhos para viabilizar tais inversões passa por uma estrutura de mercado de capitais dedicada ao setor, aos moldes do que já ocorre no Canadá e na Austrália. No entanto, o modelo é complexo para ser implementado.

“Não vamos conseguir da noite para o dia. Quando fui diretor do antigo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) na década de 1990, já buscava construir um modelo de capitação de recursos junto com a Bolsa do Rio de Janeiro e alguns bancos privados, e não foi possível. O processo é mais complexo do que se pode imaginar”, ressaltou.

Segundo o especialista, trata-se apenas de uma questão de mercado, já que, embora estruturar o mecanismo seja mais simples, garantir a liquidez demandará maior esforço. Neste sentido, ele ressaltou que o momento parece ser oportuno, uma vez que a taxa básica de juros (Selic) se encontra em menor nível histórico (4,5%) e os investimentos de maior risco tornam-se mais rentáveis, ao passo que os de renda fixa ficam menos atrativos.

De toda maneira, Salomão ponderou que investimentos de risco não integram o perfil investidor da maioria dos brasileiros, e que as próprias grandes companhias nacionais já começam a aplicar capital em pesquisas minerárias em outros países, como é o caso do Grupo Votorantim. Isso tem ocorrido, de acordo com o conselheiro da ABPM, por causa das amarras do setor em solo nacional.

“As grandes empresas que ainda investem por aqui focam apenas no entorno das suas próprias minas. Não há busca por novos ativos. Já as empresas de menor porte necessitam de capital”, citou.

A fuga das empresas, segundo o especialista se deve também por causa do emparelhamento dos órgãos de regulação e fiscalização nacionais.

“Há uma empresa canadense com jazida de ouro no Xingu que não consegue as licenças ambientais. É o único projeto de ouro do nacional que está entre os 20 maiores do mundo, com área pesquisada e pronta para receber a mina. Não sai do papel porque não é do interesse de algumas instituições”, denunciou.

Isso aumenta ainda mais a necessidade de se buscar aportes internacionais. No caso dos recursos estrangeiros, a retomada das pesquisas geológicas ganhou outros dificultadores com o rompimento de duas barragens de rejeitos de minério de ferro em solo brasileiro nos últimos anos – da Samarco em 2015 e da Vale, no ano passado, ambas em Minas Gerais.

“A imagem da mineração brasileira foi afetada não apenas internamente, mas também no exterior. Além disso, cada vez mais os investidores internacionais têm optado alocar capital em projetos do Brasil em estágio avançado, com recursos demonstrados e praticamente prontos para entrar em operação”, comentou.

Por fim, o especialista lembrou que tamanha complexidade pode ser transposta a partir da estruturação de uma Agência Nacional de Mineração (ANM) forte e capaz de enfrentar estes impasses.

Neste sentido, ele ressaltou que o setor já trabalha na criação de uma bolsa de minério para o País e que um grande passo foi a criação da Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR), em 2015, estabelecendo as práticas na elaboração de relatórios nos termos dos códigos do Comitê de Reservas Minerais e Padrões Internacionais de Relato (Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards – CRIRSCO).

Balanço – De acordo com dados da ANM, 1.113 pesquisas minerárias foram aprovadas em todo o País no decorrer do ano passado. Minas Gerais liderou o volume de projetos, com 310 documentos, ou seja, 27,9% do total. Os números foram menores que os registrados pela agência em 2018, quanto o total do País chegou a 1.786 e o do Estado a 442.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail