Ubyfol inaugura estação experimental
Ubyfol é uma multinacional brasileira, que, desde 1985, desenvolve produtos especiais - Crédito: Divulgação

A Estação Experimental de Pesquisa da Ubyfol, empresa especializada na fabricação de fertilizantes com sede em Uberaba, no Triângulo Mineiro, já está em operação. O projeto realizado em parceria com a Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) tem como objetivo proporcionar maior segurança e assertividade nos posicionamentos técnicos do portfólio da companhia e consumirá aportes de R$ 650 mil até 2025.

De acordo com a coordenadora de P&D da Ubyfol, Ana Maria Marson Bonatti, o projeto foi idealizado no início de 2019 e desenvolvido entre a empresa e a instituição de ensino. Startado em outubro do ano passado, já está prestes a finalizar a primeira safra de culturas de milho e soja.

“Após a proposta do projeto, avançamos para etapas de definição de orçamento e elaboração do contrato. Em julho, tivemos um escopo definido e o planejamento foi organizado até setembro, paralelamente à estruturação. No mês seguinte, iniciamos a executar propriamente o trabalho e já estamos próximos de terminar a primeira safra, em março”, detalhou, informando que a segunda leva será iniciada logo em seguida.

A área destinada à Estação de Pesquisa conta com 6 hectares irrigados por pivô central e será palco, não somente de ensaios de eficiência agronômica das linhas Ubyfol e Ubycover, como também para o treinamento técnico da equipe comercial e parceiros, além de visitas de clientes.

“Instalamos nesta safra 19 ensaios de eficiência agronômica, sendo 13 na cultura de soja e 6 de milho e, posteriormente, desejamos estender os experimentos para as culturas de algodão, pastagem e cana-de-açúcar. Para abril deste ano, já estamos planejando, em conjunto com o departamento de Desenvolvimento Técnico de Mercado (DTM), nosso primeiro evento técnico voltado à capacitação da equipe comercial Ubyfol”, explicou.

Ainda conforme Ana Bonatti, a parceria oferece benefícios para todas as partes envolvidas: faculdade, empresa, estudantes e professores. Por parte da Ubyfol, há a oferta de conhecimento na prática, aproximação com o mercado de trabalho e o contato com novas tecnologias para os integrantes da academia. Já a partir da instituição, é entregue toda a estrutura material e humana para o desenvolvimento dos produtos da companhia.

“Como a Fazu dispõe de um corpo docente especializado nas mais diversas áreas das ciências agronômicas, dos alunos de graduação, e diversos laboratórios, contamos com o suporte técnico, mão de obra e estrutura dedicada para execução dos protocolos de pesquisa, o que gera mais credibilidade no resultado dos trabalhos desenvolvidos”, destacou.

Para isso, a estação é liderada pela coordenadora de P&D da Ubyfol, com a orientação dos professores da Fazu, Thaís Bean e Ricardo Mendonça, com o apoio de quatro alunos estagiários do curso de agronomia, selecionados semestralmente.

Vale destacar que a Ubyfol é uma multinacional brasileira com sede em Uberaba, que, desde 1985, desenvolve produtos especiais, com macro e micronutrientes, para todas as culturas agrícolas. Possui um portfólio com produtos de alta concentração, não sendo nocivos ao meio ambiente, oferecendo ao mercado uma nutrição foliar de máxima performance e garantia de altas produtividades.