Vendas de seguro viagem aumentaram 30,31%

29 de fevereiro de 2020 às 0h15

img
Andrade: Minas tem puxado os indicadores para cima | Crédito: Divulgação

Ainda que a cultura do seguro no Brasil seja frágil na comparação com países da Europa e Estados Unidos, uma modalidade cresce sem se preocupar com a crise.

De acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), a contratação de seguros viagem cresceu 19,2% no último trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano passado.

E Minas Gerais não só segue a tendência, como ajuda a puxá-la pra cima. Segundo análise feita pela Porto Seguro, as vendas da modalidade aumentaram 30,31% em 2019, em relação a 2018 no Estado. Já no último trimestre de 2019, cresceram 37,87% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

A cobertura mais importante de um seguro viagem é a de despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Outros itens cobertos são: compensação por atraso de mala, cobertura para smartphones ou laptops, que protege os eletrônicos de roubo ou furto qualificado; e até cancelamento de viagem. Extravio de bagagem é a reclamação mais comum e para que o seguro seja acionado é necessário que o consumidor faça uma reclamação formal no balcão da companhia ainda no aeroporto.

De acordo com o gerente da Porto Seguro em Minas Gerais, Wesley Andrade, além de uma mudança cultural que vem ganhando velocidade no Brasil, o próprio “jeito mineiro de ser” ajuda a explicar por que Minas Gerais cresce acima da média do País na contratação do seguro viagem.

“Alguns países para os quais os brasileiros mais viajam exigem o seguro, inclusive os Estados Unidos. E como a rota para os EUA é a preferida dos mineiros, o número de seguros vendidos aqui é crescente. O perfil conservador e precavido do mineiro faz com que a cultura do seguro cresça aqui. Há uma preocupação em se antecipar aos problemas por parte do consumidor mineiro e isso se revela também através do seguro viagem”, explica Andrade.

A contratação de seguro para viagens dentro do território nacional não é obrigatória, mas vem se tornando cada dia mais comum. Boa parte das agências de viagens, principalmente aquelas especializadas em turismo de aventura, já oferece dentro dos pacotes de viagem o seguro correspondente.

“O Brasil é um país de grandes distâncias e que tem uma série de atrativos naturais que permitem a realização de esportes e atividades radicais e de aventura. Percebemos que o seguro de viagem nacional é mais demandado por esse tipo de turista, inclusive dentro do próprio Estado. Temos cachoeiras, montanhas com trilhas, vários eventos de esportes e esse é um mercado que tende a crescer durante muito tempo”, completa o gerente da Porto Seguro em Minas Gerais.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail