Economia Cidades

Fim da medição nos hidrômetros de Uberlândia: nova medida do Dmae muda a maneira de medir o consumo de água nas residências

Mais de 16,8 mil equipamentos já foram substituídos em 2026; meta é chegar a 40 mil unidades instaladas até o fim do ano

3 min de leitura
Dmae substitui hidrômetros de Uberlândia e avança em medição remota | Foto: Divulgação/DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia está modernizando a forma como o consumo de água é medido nas residências e estabelecimentos da cidade. Com a iniciativa de substituição dos hidrômetros, já foram trocados mais de 16,8 mil equipamentos em 2026, com meta de chegar a 40 mil unidades instaladas até o final do ano. A mudança vai garantir leituras mais precisas nas faturas e abrir caminho para um monitoramento inteligente do consumo.

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

Como vai funcionar a substituição dos hidrômetros

A troca dos hidrômetros é feita de forma gratuita por equipes do Dmae, que atuam uniformizadas e identificadas. Os moradores dos bairros contemplados recebem previamente um comunicado junto à conta de água com a previsão da troca do equipamento, sem necessidade de agendamento ou pagamento de qualquer taxa.

Os novos equipamentos seguem as normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece critérios para verificação e substituição dos medidores. 

O objetivo dessa substituição é garantir que os aparelhos estejam em condições adequadas de funcionamento, proporcionando maior segurança no registro do consumo e evitando cobranças imprecisas nas faturas dos usuários.

Nova tecnologia permite a medição remota

Em paralelo à substituição preventiva dos hidrômetros, o Dmae avança no uso de tecnologia de medição remota por telemetria, baseada na Internet das Coisas (IoT). Nesse sistema, os medidores são equipados com sensores e transmissores capazes de enviar automaticamente as informações de consumo para o sistema da autarquia, sem necessidade de visita presencial para leitura.

Com isso, os consumidores se beneficiam do monitoramento mais frequente, que permite identificar rapidamente vazamentos ou alterações atípicas no padrão de uso, informando o problema antes que ele gere prejuízos maiores na conta de água. 

Para o Dmae, a tecnologia traz maior eficiência operacional e uma resposta mais rápida em situações de emergência.

“A troca dos hidrômetros garante mais precisão na medição e dá mais segurança ao usuário. Somada ao avanço da telemetria, essa ação reforça o processo de modernização do Dmae, permitindo um acompanhamento mais eficiente do consumo e uma resposta mais rápida em situações de vazamento ou alteração no padrão de uso”, afirmou o chefe do Núcleo de Medição Remota do Dmae, Clodoaldo Henrique de Oliveira.

Atualmente, a medição remota já é utilizada em grandes consumidores, como indústrias, instituições, condomínios e centros comerciais. A previsão é de que a tecnologia avance gradualmente para outros perfis de usuários ao longo do programa de modernização.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o setor de Hidrometria do Dmae pelo telefone (34) 3228-7761.

Conteudos relacionados

Grafite em muro com a inscrição “Gersah AD”, em Belo Horizonte. Foto: Bernardo Dias / CMBH

Cidades

Câmara de BH debate prevenção e assistência a dependentes químicos na próxima quarta

Geral

Maternidade de BH é condenada por deixar bebê cair no chão durante trabalho de parto: indenização por danos morais é de R$ 175 mil

Economia

Transporte gratuito em Montes Claros: pacientes do SUS em tratamento ganharão passe de ônibus