28 cooperativas mineiras foram reconhecidas durante o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão | Crédito: Guilherme Kardel

Minas Gerais mais uma vez se destacou como referência em cooperativismo no País. A posição foi confirmada durante a quarta edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com 28 cooperativas mineiras vencedoras, o correspondente a mais de 50% do total das ganhadoras.

A premiação é dividida nas categorias Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, mesmos critérios e instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC), com divisão em faixas de acordo com os níveis de maturidade – Bronze, Prata e Ouro.

Além disso, a cooperativa com as melhores práticas é eleita como Destaque de Melhoria Contínua e de Governança Cooperativista.

Minas Gerais teve representantes em todas as categorias, inclusive nos destaques. Foram onze Bronzes, sete Pratas e três Ouro na categoria Primeiros Passos; um Bronze, um Prata e três ouros na Compromissos com Excelência; e um Ouro na faixa Rumo à Excelência, com a premiação de Destaque para Unimed-BH em Melhoria Contínua e Governança.

Além disso, a Cooxupé e o Sicoob União Centro-Oeste também foram reconhecidas como Destaque Governança

A participação e o reconhecimento das cooperativas mineiras vêm crescendo a cada ano. Em 2013 foram 8 finalistas, 11 em 2015, 18 em 2017 e 28 neste ano, o que representa um aumento de 55% em relação ao último ciclo.

A capilarização do segmento no Estado também foi reconhecida com cooperativas premiadas nos ramos de Crédito, Saúde, Agropecuário e Transporte, localizadas em pontos diversos de Minas.

A iniciativa, que acontece a cada dois anos, busca reconhecer a atuação das cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança.