Ambev lança programa de cocriação com startups

29 de janeiro de 2021 às 0h15

img
Bruno Stefani | Crédito: Reprodução

A abertura da Ambev à inovação nos últimos anos permitiu que a companhia adotasse ferramentas que têm mudado a forma de trabalhar interna e externamente. Essas transformações contribuem muito para a rotina de todos os colaboradores, nos mais diversos setores. Agora, a empresa quer dividir toda a expertise adquirida até aqui.

Pensando nesse momento de construir uma nova companhia, a Ambev anuncia a abertura das inscrições para a primeira edição do programa Além, iniciativa para conectar e potencializar o ecossistema de startups brasileiras. O objetivo é apoiar empreendedores que, junto com a companhia e seu ecossistema, criem pilotos para solucionar problemas do negócio. A Ambev quer ajudar essas startups a crescerem junto com ela. Para isso, a companhia conta com o apoio do Distrito, o maior ecossistema independente de startups do Brasil, e da Innoscience, consultoria pioneira em inovação corporativa.

O Além abrirá as portas da Ambev, dando acesso às startups para vários ativos da companhia, como seus clientes, fornecedores e parceiros. “A colaboração e a inovação serão as chaves para o sucesso dessa empreitada. O programa será uma plataforma aberta e de cocriação de negócios para além da Ambev. Vamos potencializar as startups brasileiras e compartilhar nosso crescimento, estrutura e capacidades. Vamos, juntos, melhorar os negócios, desenvolver novos projetos e encontrar oportunidades”, afirma o Diretor Global de Inovação AB InBev, Bruno Stefani.

O programa é aberto a empreendedores que estejam dispostos a se conectar com o negócio da Ambev para encontrar soluções para os problemas do ecossistema da companhia, do consumidor aos clientes, da matéria-prima à produção. O Além busca startups que resolvem problemas reais de forma escalável e possuam um produto finalizado, vendas recorrentes e ao menos dois sócios com dedicação exclusiva. O processo de seleção também leva em conta a pluralidade de visões e pensamentos, seja por parte do corpo de fundadores, localização geográfica das startups ou soluções que gerem impacto positivo. Acreditamos que a diversidade nos ajuda a desenvolver ideias mais fortes e a garantir que nosso time alcance todo o seu potencial.

“Na Ambev, nossa cultura dá liberdade para testar novas ideias e, cada vez mais, temos exercitado a inovação pela inovação, um conceito que vai além de esperarmos lucro ou retorno sobre essas ideias. O Além surge como uma forma de entendermos como podemos seguir em um sistema de troca com as startups em todos os níveis do negócio, gerando impacto positivo”, completa Stefani.

O programa será realizado 100% on-line e vai contribuir ao trabalho das startups por meio da força das marcas, capilaridade da operação e inteligência de mercado da Ambev, juntamente com uma abordagem tecnológica para ganhar escala e gerar impacto real no mundo.

“A Ambev reúne um universo de conexões e possibilidades, um potencial gigantesco para as startups do ecossistema brasileiro. Sem dúvida alguma, temos aqui uma grande oportunidade para que os empreendedores não apenas validem seus produtos, mas possam escalar mais rapidamente, com o suporte de uma empresa líder em seu setor”, comenta o cofundador e CEO do Distrito, Gustavo Araujo.

“Ao longo da sua trajetória a Ambev ficou reconhecida por alavancar uma série de empreendedores e empresas parceiras de seu ecossistema. O programa Além vai levar essa experiência a outro nível fazendo isso de forma sistemática para criar novos negócios que gerem impacto para as startups, Ambev e todo o ecossistema”, afirmou o fundador da Innoscience, Maximiliano Carlomagno.

Ainda segundo Stefani, para ter acesso a todo o conteúdo do programa Além e se candidatar a uma oportunidade, as startups podem se inscrever pela página oficial até o dia 31/01/2021. A iniciativa não possui um número exato de vagas, ou seja: quanto mais ideias de impacto propostas, maior as chances de despertar o interesse de uma parceria por parte da Ambev. Ainda é importante destacar que os outros programas da Ambev com startups, como a Aceleradora 100+ de Sustentabilidade, continuarão existindo.

Game fitness, cresce 1.600% na pandemia

A startup mineira RadarFit – que desenvolveu um aplicativo de jogo on-line que engloba todas as vertentes ligadas à saúde e bem-estar – cresceu 1.600% durante a pandemia. A empresa foi fundada em 2018 por três mulheres de Belo Horizonte que, juntas, validaram o modelo de negócio muito antes da pandemia. 

O game transforma a saúde e corpo por meio de missões saudáveis personalizadas diariamente com uso de Inteligência Artificial. No aplicativo, ao realizar os desafios, os usuários conquistam medalhas e acumulam moedas para trocar por prêmios reais.

Além disso, os gamers podem criar seu avatar em 3D e têm acesso a treinos personalizados, para serem feitos em casa ou ao ar livre, baseados no objetivo (emagrecer, fortalecer ou manter hábitos saudáveis) e no perfil do usuário (idade, altura, peso e gênero).

Segundo uma pesquisa realizada pela própria startup, a raiz da dificuldade em ter uma vida saudável vem da falta de recompensa imediata gerando falta de motivação (25% dos entrevistados), falta de disciplina (33% dos entrevistados) e “desculpas” que não tem tempo para ter uma vida saudável (29% das pessoas).

A startup oferece a solução para pessoas físicas ou jurídicas. Quando a solução é para as empresas, o RH tem acesso ao painel de dados para acompanhar as métricas de uso e resultados de melhoria na saúde de seus colaboradores na empresa. O valor mensal da assinatura corporativa é de R$ 4,90 por empregado e o plano individual R$ 15,90.

Em 2020 foram registradas no aplicativo:

• 41.500 gamers no aplicativo

• 430.000 tarefas saudáveis

• 6.591.750 calorias perdidas

• 151.782 refeições saudáveis

• 211.671 copos d’água tomados

• 38.838 cuidados psicológicos dos jogadores 

Já se sabe que quem mantém uma vida mais equilibrada e pratica atividade física com regularidade diminui drasticamente as chances de desenvolver transtornos mentais como depressão, o burnout, alzheimer, demência e até mesmo o câncer (dizem alguns estudos).

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail