Emcash oferece taxas de juros abaixo do mercado

25 de agosto de 2020 às 0h13

img
Crédito: Divulgação/EmCash

Minas Gerais já conta com sua primeira fintech operando via modelo sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP). Trata-se da Emcash, sediada em Belo Horizonte, aprovada pelo Banco Central (BC) em maio, e que, desde então, se propõe a conectar investidores e tomadores de crédito de forma ágil, simples, segura e 100% digital.

É o que contam os sócios Guilherme Maia e Márcio Nunes. Com parcerias estratégicas e empréstimos com desconto em folha, a startup consegue oferecer taxas de juros bem abaixo do mercado. Já os empregadores atuam como intermediadores do processo.

“Somos uma plataforma de peer-to-peer lending, ou seja, pessoas emprestando dinheiro diretamente para outras pessoas. A sexta fintech nesta modalidade aprovada no Brasil e a primeira em Minas Gerais”, destacou Guilherme Maia.

Conforme ele, com pouco mais de dois meses de operação, quatro empresas já foram efetivadas e cerca de R$ 200 mil desembolsados. Neste primeiro momento, percebe-se uma maior concentração em Minas Gerais, até pelos relacionamentos da startup. Mas a expectativa é de que, nos próximos meses, haja uma grande diversificação.

“Já negociamos com empresas de São Paulo, do Nordeste e do Sul do País. Nos próximos dois meses, deveremos ter mais 10 empresas em nossa carteira”, disse.

Já para o médio prazo, conforme Maia, o plano de negócios prevê a abrangência de 200 empresas pelo convênio, com pelo menos 100 funcionários. “Pela expertise em empréstimos consignados sabemos que, em média, 20% recorrem ao consignado. Ou seja, de um leque de 20 mil colaboradores cobertos, 4 mil poderão ter sido beneficiados apenas no nosso primeiro ano de atuação”, detalhou.

Os sócios explicam ainda que o modelo funciona como um benefício corporativo para o funcionário, que por sua vez tem acesso a taxas mais atrativas do que as oferecidas pelos bancos. Para se ter uma ideia, enquanto a plataforma possui tarifas a partir de 1,69%, no mercado tradicional, por exemplo, o empréstimo pessoal aplica juros superiores a 8% ao mês.

“Ao oferecer facilidades no acesso ao empréstimo consignado, a empresa gera maior satisfação para o funcionário, que por sua vez aumenta a produtividade”, acrescentou Márcio Nunes.

Do lado investidor, a Emcash também é uma boa opção, principalmente em termos de taxas básicas de juros (Selic) no menor patamar histórico, em 2% ao ano. Neste caso, a plataforma possibilita que os investidores diversifiquem seus investimentos, já que é possível emprestar para diferentes pessoas, garantindo uma maior pulverização do risco com maior potencial de rentabilidade em relação a outros fundos.

“Enquanto o CDB de um banco grande remunera cerca de 95% do CDI e outros bancos de médio porte até 110%, na Emcash esse retorno pode ser superior a 280% do CDI”, disse Maia.

Por fim, ele destacou que a Emcash acompanha toda a jornada do investimento, desde a validação do risco de crédito do tomador, formalização e assinatura digital dos contratos, liberação do recurso do empréstimo, recebimento do pagamento das parcelas e até efetua a cobrança em caso de inadimplência.

“Estamos trabalhando no projeto há quase dois anos. A empresa nasceu com um forte DNA de startup de tecnologia associada à nossa larga experiência em gestão financeira corporativa, intermediações de produtos financeiros, análise de risco de crédito e em processos de cobrança de inadimplência”, resumiu.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail