Indústrias investem em tecnologia para aumentar desempenho comercial
27 de setembro de 2019 às 0h15
As indústrias tem colocado em prática processos de vendas baseados em tecnologia, além de definir estratégias e ferramentas de operação para automação e otimização da gestão de carteira de clientes.
Consolidado no varejo, estimativas apontam que atualmente o mercado industrial no Brasil seja um dos principais compradores de softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (do inglês Customer Relationship Management – CRM).
Dados divulgados pela consultoria Gartner revelam que o mercado global de CRM cresceu 15,6% em 2018, movimentando mais de US$ 48,2 bilhões. O setor já ultrapassou o mercado de ERP e lidera o segmento de softwares corporativos.
A previsão é de que esse mercado atinja US$ 80 bilhões até 2025 com a tendência de centralização das operações das empresas em torno do cliente (Customer Centric).
Ainda não há informações oficiais sobre o mercado nacional, porém estimativas apontam que o setor industrial hoje em dia seja um dos principais compradores desse tipo de produto.
Importantes players do mercado, como Philips, Intelbras e Crown, já utilizam essa ferramenta a fim de aumentar a recorrência da comercialização dos seus produtos junto a atual base de clientes, além da liderança ter a possibilidade de acompanhar e tomar decisões estratégicas baseadas em dados em tempo real.
A explicação para o cenário atual é a maior organização e simplicidade na gestão dos departamentos comerciais trazida pelos softwares de CRM.
“As indústrias perceberam o efeito cascata ao aumentar o giro de seus produtos no mercado, uma vez que elas terão maior capacidade de investimento para promover inovação e continuar crescendo, adaptando-se cada vez mais ao conceito da Indústria 4.0”, afirma Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, empresa criadora de CRM voltado especificamente para indústrias e distribuidoras.
Outro benefício que as indústrias aferem rapidamente com a adesão desse tipo de tecnologia é o crescimento de performance dos vendedores, uma vez que ao integrar o ERP com o software de CRM, o profissional consegue aumentar sua produtividade no dia a dia e elevar seus ganhos financeiros com a maior recorrência de vendas dentro de sua carteira de clientes.
“Ou seja, é uma relação em que todos saem vencendo: líderes, gestores e vendedores”, conclui Pagani.