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Inovação é aliado do setor de food service para manter os negócios em meio à crise

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Crédito: freepik

O mercado do setor alimentício está sempre em constante atualização. Atento às demandas do público, às inovações tecnológicas e às tendências, ele tem ganhado novos formatos de empresas, bem diferentes dos negócios mais convencionais.

Estas são as foodtechs, um modelo de startup que já conquistou uma parcela significativa de empreendedores e de consumidores mundialmente. De acordo com estudo da Liga Insights, o País conta com 332 startups voltadas ao segmento de alimentos, com soluções que agilizam processos de gestão, produção às entregas.

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Segundo Leonardo Almeida, fundador da Menu – aplicativo que abastece restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais -, as foodtechs nasceram para resolver dores desse mercado tão promissor.

Até 2050, o planeta terá cerca de 9,6 bilhões de habitantes, precisando, portanto, de quase 30 bilhões de refeições por dia (de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO).

Em um cenário de incertezas com a pandemia do coronavírus, pequenos, médios e grandes comerciantes de alimentação recorreram a aplicativos e outras tecnologias como plataformas e serviços de delivery.

“Até mesmo os restaurantes que não utilizavam algum tipo de tecnologia que o ajudasse no dia a dia, se viu obrigado a aderir a um app de entregas na crise. Após esse período, as pessoas voltarão a consumir em bares, pizzarias e restaurantes, assim como os empresários e donos de pequenos comércios continuarão utilizando esses serviços em razão da boa experiência”, afirma.

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Mais de 50% da balança comercial brasileira vêm do segmento de alimentos – dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) -, exemplos como os alimentos do futuro que estão surgindo a partir da necessidade de prover comida a todo mundo utilizando menos recursos naturais.

Além disso, é possível destacar os meios de gestão de insumos de alimentos. Pensando nisso, o aplicativo da Menu ajuda na hora das compras com a gestão e controle de estoque dos estabelecimentos, evitando o desperdício e diminuindo os gastos de bares, pizzarias e restaurantes na hora de escolher a matéria prima.

“Oferecemos aos comerciantes uma forma prática e rápida para realizarem suas compras por meio do celular ou do computador aliado a gestão de estoque. Os produtos acabados representam a essência do negócio e má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento”, conclui. (Da Redação)

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