Inovações da indústria alavancam novas tecnologias para combate à Covid-19

26 de março de 2021 às 0h15

img
Ventilador pulmonar desenvolvido pelo Inatel, no Sul de MG | Crédito: Divulgação

Iniciativas públicas e privadas têm contribuído para o desenvolvimento de novas tecnologias para o enfrentamento à Covid-19. São projetos de inovação que contam com o financiamento e apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença. Ao todo, os valores aportados superam a marca de R$ 40 milhões em mais de 60 projetos de inovação, alguns, inclusive, já estão no mercado. Conheça alguns exemplos:

Ventilador pulmonar (Inatel, Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas) -O diferencial do projeto é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória.

Monitoramento de contágio (Instituto Federal da Paraíba – IFPB) – Criado por uma startup, o software permitirá mapear, com uso de Inteligência Artificial, o risco de contágio do novo coronavírus no ambiente de trabalho e locais de grande circulação de pessoas.

Respirador da Nasa (Senai Cimatec, Salvador – BA) – Desenvolvimento em escala de um novo tipo de ventilador pulmonar. O aparelho, criado pela Nasa, é o primeiro a ser homologado no mundo e já obteve a homologação da Anvisa para produção industrial.

Teste rápido (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT – SP) -Criado por uma startup, este teste tem espera máxima de uma hora para o resultado e sem necessidade de exposição ao ambiente hospitalar. Capaz de identificar a presença de material genético do coronavírus na saliva. Este modelo permite o diagnóstico em estágio inicial e evita a contaminação de outras pessoas.

Pulmão auxiliar (Instituto Eldorado – SP) -Equipamento capaz de fazer a oxigenação do sangue de maneira extracorpórea. A tecnologia é pioneira no País e importante no tratamento de pessoas em estágio avançado da doença, funcionando como um pulmão auxiliar.

Triagem remota (Instituto Senai de Inovação – RS) Uma nova tecnologia vai evitar que profissionais de saúde que atuam nas triagens de unidades hospitalares fiquem expostos no momento do atendimento inicial a pacientes que suspeitam de coronavírus. O sistema usa Inteligência Artificial para analisar o paciente de maneira remota a partir de sinais vitais e respostas a um questionário no momento da triagem.

Sanitizante natural (Instituto Senai de Inovação – MS) – Desenvolvimento de sanitizante com ação antibactericida e antifúngica a partir do bio-óleo da macaúba, tipo de palmeira nativa brasileira com alto teor de óleo. O produto poderá ser utilizado para esterilização de grandes áreas públicas, áreas comuns em estabelecimentos comerciais ou residenciais, calçadas ou transporte público.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail