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MG pode ampliar serviços públicos pela internet

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Segundo pesquisa do BID, 86% dos ouvidos dizem que já estavam adaptados ao mundo digital | Crédito: Marcello Casal Jr - Agência Brasil

No Estado de Minas Gerais, 93% da população afirma ter acesso à internet por meio do telefone celular. Enquanto isso, 86% dizem que já estavam adaptados ao mundo digital ou se adaptaram a ele com nenhuma ou pouca dificuldade, revela pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

São números que revelam elevados níveis de conectividade e de adaptação para o desempenho de atividades digitais entre a população mineira e representam oportunidades para a ampliação e o aperfeiçoamento de serviços on-line oferecidos pelo poder público, segundo os autores do estudo – o maior já realizado na América Latina e Caribe com foco em uso de serviços públicos digitais por parte dos cidadãos.

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O levantamento foi realizado por telefone em todo o Brasil entre 6 de outubro e 10 de dezembro de 2020, já durante a pandemia, com sub-amostras representativas para cada um dos 26 estados e para o Distrito Federal.

“Nosso objetivo é apoiar o País, tanto no nível federal, quanto nos estados e municípios, a identificar fortalezas e oportunidades de melhoria na transformação digital de seus governos”, explica Morgan Doyle, representante do BID no Brasil.

A publicação também traduz em números a avaliação dos cidadãos mineiros aos serviços oferecidos pelos governos federal, estadual e pelos municípios. Em Minas Gerais, assim como no resto do País, a parcela de cidadãos que aprovam os serviços supera a fatia de insatisfeitos – embora a proporção de satisfeitos, no Estado, seja menor do que a média nacional:

Aprovação a serviços digitais estaduais em MG

• Satisfeitos – 49% (média nacional: 53%)

• Insatisfeitos – 8% (média nacional: 11%)

Aprovação a serviços digitais federais entre cidadãos em MG

• Satisfeitos – 48% (média nacional: 55%)

• Insatisfeitos – 13% (média nacional: 14%)

Aprovação a serviços digitais municipais entre cidadãos em MG

• Satisfeitos – 43% (média nacional: 54%)

• Insatisfeitos – 11% (média nacional: 13%)

De maneira similar à observada no estudo nacional, em Minas Gerais, a experiência com compras privadas atinge níveis mais elevados de satisfação do que os observados com os serviços públicos:

Experiência com serviços digitais privados (avaliação da última compra on-line)

• Boa ou muito boa – 76% (média nacional: 85%)

• Rui ou muito ruim – 2% (média nacional: 3%)

Conectividade – Realizada pelo BID para incentivar governos a consolidarem a digitalização acelerada pela pandemia, a publicação traz dados de uso de serviços digitais públicos e privados, avaliação dos serviços, preferência de uso dos serviços e dados de conectividade. Em todos os quesitos, o critério utilizado é a autodeclaração dos entrevistados.

Nas entrevistas, 93% dos mineiros afirmaram acessar a internet pelo aparelho celular e 90% por meio de Wi-Fi em casa. As médias brasileiras são de 95% e 87%, respectivamente.

Os participantes em Minas também afirmaram que a principal forma de acesso a serviços digitais públicos e privados é o celular (87%, enquanto a média nacional é 87%). Por fim, 49% dos participantes relataram ter feito procedimentos por meio digital ou telefônico com o governo do seu estado nos últimos 12 meses (a média nacional é de 40%).

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