As mineiras Ctr3sm, Energética Resíduos e Energia, PS Soluções e TCS estão entre as 18 startups vencedoras do II edital do programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Investimentos de R$ 10 milhões serão divididos entre as empresas selecionadas.
Ao todo foram mais de 300 inscritas no País e há vencedoras nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Segundo a estatal, as empresas mineiras destinarão os recursos ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a Petrobras nas áreas de robótica, tecnologias digitais e tecnologias de inspeção.
PUBLICIDADE
No âmbito geral, o II edital do programa apresentou 54 desafios, em nove diferentes áreas: tecnologias digitais, robótica, eficiência energética, catalisadores, corrosão, redução de carbono, modelagem geológica, tecnologias de inspeção e tratamento de água.
O diretor de Transformação Digital e Inovação da companhia, Nicolás Simone, ressaltou que interagir com startups é uma experiência transformadora, que conecta a empresa às inúmeras iniciativas para a aceleração da inovação.
“Estamos abertos às ideias inovadoras capazes de gerar valor para o nosso negócio e oferecer soluções ágeis para as demandas do setor”, afirmou.
Já o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou o compromisso da instituição com a transformação dos pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.
“Por meio deste programa, as startups selecionadas terão a oportunidade de desenvolver inovações que irão atender a grandes desafios da cadeia produtiva de Petróleo e Gás e gerar maior competitividade do País”, explicou.
De maior escala, a seleção teve 363 startups inscritas, 100 a mais do que a anterior. Trinta empresas, selecionadas na primeira fase, em julho, cerca de 10%, receberam suporte da Petrobras e do Sebrae para refinamento das propostas e dos modelos de negócios.
Já a última etapa da seleção incluiu pitches virtuais devido à pandemia, pelas quais as startups mostraram seus produtos e serviços inovadores para uma banca de executivos da companhia.
Agora, as startups contarão com a assessoria da Petrobras e do Sebrae para que suas soluções tenham os benefícios comprovados e modelos de negócios que garantam a geração de valor no curto prazo e inserção competitiva no mercado.
“Para os projetos finalizados com sucesso, a Petrobras buscará viabilizar a continuidade do seu desenvolvimento, com a implantação e testes em campo de um lote piloto ou serviço pioneiro”, garantiu a estatal.