COTAÇÃO DE 19/04/2021

DÓLAR COMERCIAL

COMPRA: R$5,5500

VENDA: R$5,5510

DÓLAR TURISMO

COMPRA: R$5,5400

VENDA: R$5,7130

EURO

COMPRA: R$6,7043

VENDA: R$6,7067

OURO NY

U$1.771,25

OURO BM&F (g)

R$317,44 (g)

BOVESPA

317,44

POUPANÇA

0,1590%

OFERECIMENTO

INFORMAÇÕES DO DOLAR

Inovação

Startup Go2Go ajuda na gestão do delivery

COMPARTILHE

Bitran: grande desafio é equilibrar todos os canais de vendas | Crédito: Divulgação/Thais Bitran

Bares, restaurantes e franquias recorreram fortemente aos serviços de entrega, mas fortalecer e aprimorar as operações de delivery não é tarefa fácil. Com o isolamento social, a estratégia de migrar para os aplicativos de entrega ou criar um canal próprio de delivery auxiliou milhares de empreendedores no Brasil e no mundo. Mas, existem alguns desafios comuns que muitos empreendedores enfrentam ao migrar seus negócios para o ambiente digital.

Segundo Ernesto Bitran, fundador e CEO da Go2Go – startup que ajuda na gestão de pedidos de estabelecimentos comerciais, somando o serviço de consultoria para implementação de delivery, o primeiro passo é entender em qual marketplace que a empresa quer vender e, ao mesmo tempo, compreender se a marca já tem clientes para consumir no canal escolhido ou se é preciso impactar novos consumidores.

PUBLICIDADE

Bitran reforça que, se a empresa já tem clientes e existe uma relação com a marca, o melhor caminho para iniciar uma operação de delivery é desenvolver um canal próprio. “As marcas não devem apostar toda a operação de entrega nos aplicativos e sim, criar maneiras para falar diretamente com os consumidores. Isso permite que as empresas se relacionem e tenham mais proximidade com seus clientes, além de entender a relação que eles têm com cada canal”, destaca o fundador da Go2Go.

Para implementação do delivery, outro processo que requer muita atenção são as entregas. “A operação do salão é completamente diferente do delivery e, muitas vezes, o serviço de entrega acaba se tornando o principal canal da marca. Por isso, da mesma forma que o empreendedor precisa pensar se a marca já tem relação com o cliente ou se ele precisa construir a relação, é necessário desenhar a cadeia logística inteira e isso parte desde a análise das comidas oferecidas no cardápio até a escolha da embalagem adequada. Além disso, é necessário avaliar como é feita a logística pelo motoboy e com qual qualidade do produto chega até o cliente”, explica Bitran.

Orquestrar toda essa cadeia, como ter múltiplos canais, administrar a central de atendimento e organizar a vida de quem opera na logística também é um dos pontos fundamentais para essa operação. “O desafio do empreendedor é organizar a cadeia inteira da operação de delivery de A a Z de uma forma que ele não se perca. A solução da Go2Go, por exemplo, permite que as empresas tenham uma visão completa e aprofundada dos dados de performance, em cada um dos canais de venda e isso é fundamental para entender o padrão de consumo por regiões, personalizar ofertas para clientes com base em seu histórico e levar em consideração o tipo de comida, dia da semana, horário pedido e característica do clima”, comenta Bitran.

Para ele, os maiores desafios para 2021 será equilibrar todos os canais de vendas, potencializar os marketplaces que são mais interessantes para cada negócio e aproveitar a omnicanalidade. “Com os estabelecimentos fechados, todos correram para se conectar com aplicativos de delivery. A deliveryzação é um processo de multicanalidade e as marcas precisam conseguir utilizar todas as portas de entrada de maneira que elas convivam entre si de forma saudável e eficiente do ponto de vista financeiro. A multicanalidade é o que vai fazer esses empreendimentos serem menos dependentes dessas oscilações comportamentais, econômicas e pandêmicas”, finaliza.

Ao comentar você concorda com os Termos de Uso. Os comentários não representam a opinião do portal Diário do Comércio. A responsabilidade sob qualquer informação divulgada é do autor da mensagem.

COMPARTILHE

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece no cenário economico do Estado

CONTEÚDO RELACIONADO

OUTROS CONTEÚDOS

PRODUZIDO EM

MINAS GERAIS

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Comunicar erro

Identificou algo e gostaria de compartilhar com a nossa equipe?
Utilize o formulário abaixo!