Startup utiliza dados para ampliar vendas em até 90 dias

25 de junho de 2019 às 0h05

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Cerca de 60% dos clientes ClubPetro são redes conhecidas como “bandeira branca” - Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

O ClubPetro, startup aceleradora de resultados com foco em postos de combustíveis, tem o objetivo de auxiliar revendedores a alavancarem seus negócios por meio de um programa de fidelidade personalizado. Fundada em 2015, por Ricardo Pires, a empresa cresceu três vezes no último ano e, ainda em 2018, quadruplicou o número de clientes. Hoje, 222 postos só em Minas Gerais usam o sistema da startup, um crescimento de 184% no número de parceiros na região se comparado a 2017. Somam um terço do total de 650 estabelecimentos em todo o Brasil.

Após análise de uma demanda pessoal, os sócios do ClubPetro perceberam que os grandes distribuidores de combustíveis ofereciam planos de fidelidade para pequenos e médios revendedores, porém, esse benefício era muito maior para as próprias distribuidoras, que detinham todas as informações e alimentavam suas bases de dados com os cadastros dos clientes de cada um dos postos. Foi então que encontraram uma oportunidade de negócio, auxiliando em todos os processos dos postos parceiros, que vão desde a gestão dos frentistas e guia de boas práticas à programas de fidelidade. Além disso, cada parceiro detém 100% dos dados dos seus clientes. Desde o começo de suas operações o ClubPetro auxilia em um crescimento médio de 20% dos seus parceiros nos 90 dias.

“Cerca de 60% dos nossos clientes são redes conhecidas como “bandeira branca”. Entendemos as necessidades e dificuldades desses revendedores e sabemos como é difícil se adaptarem às exigências dos seus consumidores. Temos que olhar com atenção para eles. Só no Brasil cerca de 44% dos postos de combustíveis são neste perfil”, discorre o CEO do ClubPetro, Ricardo Pires.

O ClubPetro oferece um time de onboarding que auxilia os revendedores na implementação e usabilidade da plataforma. Possui um time de suporte de TI que garante o funcionamento do sistema nos postos, além de uma equipe de CX (customer experience) que auxilia os clientes na área de resultado

“Percebemos que grande parte do receio que o consumidor tem com postos com este perfil é pela falta de um bom atendimento e estrutura. Por isso, investimos em tecnologia e treinamento”, completa Pires.

Atualmente, a startup possui mais de 650 postos parceiros e auxilia mais de 3 milhões de clientes em todo o Brasil. O ClubPetro também possui um aplicativo para Android e IOS onde o consumidor final consegue acompanhar os pontos acumulados e, com eles, trocar por prêmios no próprio posto ou em redes parceiras. (Da Redação)

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