Crédito: Freepik

Em uma experiência 100% virtual, empreendedores de todo o Brasil que participaram do processo de capacitação dos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto poderão apresentar seus negócios para a maior banca de investidores, aceleradoras e grandes empresas do país durante o InovAtiva Experience, evento de conclusão dos ciclos de aceleração.

Nos dias 5 e 12 de dezembro, 130 startups selecionadas receberão mentorias individuais e coletivas e farão treinamento de pitch (apresentação da solução para o público de interesse). No dia 14, durante o Demoday, serão avaliadas por importantes agentes do ecossistema de inovação que elegerão 14 delas como destaques das suas áreas de atuação.

“Ao longo de seus sete anos de existência, o InovAtiva Brasil já contribuiu com o desenvolvimento e capacitação de 2 mil startups brasileiras. Estamos ajudando a alavancar o ecossistema de empreendedorismo inovador e a melhorar o ambiente de negócios do país. Mas nossa meta ainda não foi concluída. Nos próximos quatro anos pretendemos atingir 15 mil startups”, comenta Gustavo Ene, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SDIC/SEPEC/ME).

Esta edição do evento terá como tema “Além do Vale do Silício: um Brasil que respira inovação”, com o objetivo de mostrar que, em meio à mistura de riquezas biológicas e culturais que compõem a identidade da nação, os brasileiros mantêm uma característica em comum: a vontade de fazer diferente e chegar mais longe.

“Com o passar dos anos, o Programa InovAtiva Brasil cresceu e amadureceu, e ao longo desse crescimento acompanhamos a expansão do ecossistema de inovação no Brasil, e do aumento da importância das startups para o avanço do nosso país. Investir no ecossistema de inovação e nas startups significa investir na busca por soluções para problemas reais, significa buscar um mundo e uma vida melhor. E, dentro do propósito de investir no empreendedor brasileiro, o Sebrae atua também diretamente com as startups, estes atores tão importantes na construção do Brasil que queremos alcançar”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

O InovAtiva Brasil vem se posicionando como um hub voltado para a construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de startups. Em 2019, atingiu a marca de 1 mil startups aceleradas de todos os estados brasileiros, fomentando cada vez mais o ambiente de inovação e ajudando o país a ganhar a atenção de investidores e de grandes empresas mundo afora.

Programação aberta ao público

Alguns conteúdos do InovAtiva Experience poderão ser vistos no Youtube inclusive por quem não estiver participando do ciclo de aceleração. No período da tarde do dia 12 de dezembro, eles terão acesso a painéis sobre investimento com a participação de Juliene Piniano, advogada na Derraik & Menezes Advogados; Brena Kutnikas, que atua na área de relacionamento com empreendedores e parceiros na Anjos do Brasil; Bernard Caffe, CEO da startup Jovens Gênios; Fernanda Dativo, coordenadora de investimentos SITAWI; Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk; Michele de Souza, fundadora e CEO da Cycor Cibernética e Antonio Patrus, diretor da Bossa Nova. Nesta data também haverá uma palestra exclusiva e uma live musical para encerrar o dia.

Já no domingo (13/12), Líderes de Comunidade InovAtiva Brasil de todas as regiões do país estarão ao vivo falando sobre o ecossistema local onde atuam, dando uma perspectiva sobre as atividades realizadas ao longo de 2020 e sobre os planos para o ano que vem. Por fim, no dia 14 de dezembro, todos poderão acompanhar a cerimônia de premiação das startups destaques, que inicia às 15h.