Itajubá, no Sul de Minas, juntamente com Bento Gonçalves (RS) e Três Lagoas (MS), está sediando o piloto de expansão da banda larga wireless de alta velocidade já com equipamento 5G da TIM.
Desde outubro, e pelos próximos seis meses, cerca de 300 clientes da operadora já estão recebendo equipamentos 5G em suas residências para testar, sem qualquer custo adicional, uma nova experiência de conectividade com a ativação da rede 5G DSS (ativação da tecnologia 5G sobre as frequências atuais 4G) na tecnologia FWA.
PUBLICIDADE
De acordo com o gerente de tecnologia da TIM, Homero Salum, o sistema permite entregar uma banda larga residencial de ultravelocidade sem precisar levar fibra ótica até as residências. Segundo ele, este é o primeiro “caso de uso” que poderá ser expandido em larga escala quando a tecnologia de quinta geração efetivamente chegar ao Brasil, depois do leilão das frequências promovido pelo governo.
“Até os próximos seis meses, cerca de 100 clientes TIM de Itajubá receberão equipamentos 5G em suas residências para testar, sem qualquer custo adicional. A ação coloca a TIM como a primeira operadora a entregar aos clientes equipamentos 5G para testes”, ressaltou.
Ainda conforme o gerente, o 5G DSS permite aproveitar a agregação de frequências do espectro atual do 4G para chegar a velocidades que já permitem uma experiência diferenciada para o cliente que evoluirá com o 5G.
“É uma amostra do que será possível a partir de 2021, após o leilão de frequências e a ativação das redes 5G. Sabemos que o 5G pode trazer mudanças importantes para a nossa sociedade e esperamos que seja um leilão não arrecadatório, ou seja, que permita às operadoras continuarem a investir, posteriormente, na implementação de redes e aquisição de equipamentos. Queremos continuar investindo fortemente em infraestrutura”, ressaltou.
PUBLICIDADE
Pandemia – Questionado sobre os efeitos a pandemia de Covid-19 nas operações e resultados da TIM, Salum afirmou que o ano de 2020 tem sido desafiador, justamente pelos impactos da crise sanitária, mas, ao mesmo tempo, reforçou ainda mais a importância da tecnologia nos dias atuais.
Ele lembrou que, graças aos grandes investimentos em rede e infraestrutura dos últimos anos, foi possível entregar um serviço de qualidade, mesmo com a alta demanda por conectividade que este novo cenário impôs.
“De uma hora para outra, grande parte da sociedade passou a trabalhar em esquema de home office, estudar à distância e mudar seus hábitos de consumo de dados. As telecomunicações, mais do que nunca, se tornaram um serviço essencial, e incorporamos este papel crucial na vida de todos”, justificou.
Neste sentido, a operadora focou em oferecer conectividade e contribuir para as iniciativas de enfrentamento a Covid-19, “de maneira a garantir que a sociedade passe por esse período da melhor forma possível”.