O Cesul Lab é outro projeto que está sendo desenvolvido na cidade | Credito: Divulgação

Uma comitiva do governo do Estado visita, nessa terça-feira (28), Varginha, no Sul de Minas, para tratar sobre as futuras instalações do Centro Tecnológico de Produtos e Serviços, que será criado na cidade a partir de investimentos dos Emirados Árabes.

Anunciado recentemente, o projeto vem sendo discutido desde o início do ano, possui implementação prevista para 2021 e promete colocar em prática o conceito de Cidade Inteligente na região.

As informações são do Head de operações do Cesul Lab – o hub de inovação do Sul de Minas, com sede em Varginha, Felipe Flausino. O Cesul Lab é outro projeto de inovação que está sendo desenvolvido na cidade e que tem o Porto Seco Sul de Minas como uma das empresas líderes no segmento de mobilidade urbana e investidor.

Segundo ele, o vice-governador Paulo Brant é aguardado para conhecer e discutir os potenciais do projeto, bem como definir detalhes do mesmo, como o local de implementação. Procurada, a assessoria de imprensa do vice-governador confirmou a agenda entre representantes do Executivo, do Porto Seco Sul de Minas e da Skylau Linhas Aéreas.

No entanto, como em princípio o vice-governador estará na cidade para conhecer o Porto Seco e seus projetos, ainda não é possível comentar pontos específicos. Entre os compromissos previstos no cronograma, há uma “visita ao Distrito de Fausto Ribeiro, distante cerca de 5 quilômetros do Porto Seco, onde será instalada a Cidade Inteligente”.

Flausino: intenção é finalizar todas as negociações ainda neste ano | Crédito: Divulgação

Flausino, por sua vez, revelou que a intenção é finalizar todas as negociações a respeito do Centro Tecnológico ainda neste exercício, de maneira a concentrar a implementação e operação em 2021. “A pandemia de Covid-19 trouxe alguns empecilhos, no que se refere ao planejamento, reuniões, etc, mas estamos adiantando tudo o que é possível e esperamos que até o fim do ano já tenhamos condições de seguir com o cronograma”, adiantou.

Conforme o Head de operações do Cesul Lab, o projeto tem o objetivo de transformar os municípios da região em cidades inteligentes e de base tecnológica, como Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Daí vem o interesse e o investimento daquele país. “Eles querem replicar os modelos em cidades que possam gerar negócios, relações bilaterais entre os dois países e retorno”, explicou.

A execução contará com a participação de indústrias, universidades e startups. “Na prática, a transformação das cidades poderá ocorrer de diversas formas: desde energia sustentável, captação de água de chuva para a população, monitoramento de câmera por drone e uma série de projetos com a intenção de gerar tecnologia e ações para a comunidade”, completou.

Na semana passada, o governador Romeu Zema, juntamente com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, participou de reunião, por videoconferência, com autoridades dos Emirados Árabes Unidos, visando a prospecção de novos negócios para Minas Gerais – entre eles, o Centro Tecnológico de Produtos e Serviços de Varginha.

Na ocasião, Zema apresentou as principais vocações e potencialidades mineiras, destacando o projeto desenvolvido por sua gestão na busca de atrair novos investimentos nacionais e internacionais, expandindo e diversificando a economia do Estado. Foram discutidas oportunidades no desenvolvimento de projetos e investimentos nas áreas de tecnologia, energia, indústria e inteligência artificial.