Inquérito de impeachment de Trump passa por primeiro teste

31 de outubro de 2019 às 18h27

img
Crédito: REUTERS/Christian Hartmann

Washington – Mesmo dividida, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deu um passo importante em relação ao impeachment do presidente Donald Trump nesta quinta-feira (31), com a aprovação das regras para a próxima fase do inquérito liderado pelos democratas a respeito da tentativa de Trump de fazer a Ucrânia investigar um rival político.

No primeiro teste formal do apoio ao inquérito de impeachment, a Câmara de maioria democrata votou de forma quase inteiramente partidária, com 232 votos contra 196, para fazer a investigação avançar no Congresso, o que pode prejudicar Trump antes da eleição presidencial de 2020.

“É um dia triste. Ninguém vem ao Congresso para afastar o presidente”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, antes da votação.

Republicanos acusam os democratas de usarem o impeachment para reverter os resultados da eleição de 2016 e a Casa Branca disse que os opositores têm uma “obsessão desenfreada” pelo impeachment.

“A Maior Caça às Bruxas da História Americana!”, tuitou Trump nesta quinta-feira.

Se a Câmara acabar votando a favor do impeachment, desencadeará um julgamento no Senado, que é controlado pelos republicanos. O presidente norte americano só perderia o cargo se dois terços dos senadores o condenassem.

(Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail