Aneel discute regras de leilão de energia previsto para maio

28 de janeiro de 2020 às 15h52

img
Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

São Paulo – A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (28) a abertura de audiência pública para discutir as regras do leilão de energia A-4, previsto para 28 de maio.

Leilões como esse, para viabilização de novos projetos de geração no Brasil, têm atraído enorme interesse de investidores nos últimos anos.

Os vencedores das concorrências públicas assinam contratos de longo prazo para venda da produção futura de seus empreendimentos às distribuidoras de energia, que atendem os clientes finais.

O certame A-4 tem esse nome devido ao prazo para implementação dos projetos, de cerca de quatro anos -com início de suprimento às distribuidoras a partir de janeiro de 2024.

A disputa será aberta para empreendimentos hidrelétricos, eólicos, solares e térmicas a biomassa e a estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu o cadastro de 1.528 projetos para o leilão, que totalizariam 51,4 gigawatts em capacidade.

A contratação efetiva, no entanto, deverá ser bem menor, uma vez que está associada ao crescimento esperado da demanda por eletricidade -o último certame A-4, em outubro, contratou 402 megawatts em usinas.

A consulta pública sobre o edital do leilão A-4 receberá contribuições até 13 de março.

(Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail