Argentina pode elevar tarifas de grãos

27 de fevereiro de 2020 às 0h04

img
Boa parte do trigo argentino tem o Brasil como principal destino - Crédito: Antonio Costa

Buenos Aires – O Ministério da Agricultura da Argentina suspendeu ontem os registros de exportações agrícolas do país até segunda ordem, anunciou a pasta, em comunicado, em medida vista por operadores como um passo que pode anteceder um significativo aumento nas tarifas de exportação de grãos.

“Quando eles suspendem os registros, é porque algo está por vir”, disse à Reuters o consultor agrícola Nestor Roulet, que atuou como secretário de Agronegócios no governo anterior, de Mauricio Macri, em entrevista por telefone.

Em dezembro, o novo governo argentino, do peronista Alberto Fernández, ampliou as taxas para exportação de soja, trigo e milho, com o objetivo de aumentar receitas. O país busca evitar um default de sua elevada dívida soberana.

Roulet, que estima que o governo possa aumentar as retenções em 3%, afirmou que a arrecadação com impostos apenas sobre a soja poderia crescer em US$ 513 milhões. A medida, entretanto, pode representar perdas de centenas de milhões de dólares em receitas para os agricultores do país, disse o consultor.

Atualmente, as tarifas sobre as exportações de soja do país são de 30%, em um momento em que a Argentina enfrenta uma profunda recessão econômica e caminha para uma reestruturação de cerca de US$ 100 bilhões em sua dívida soberana.

A Confederação Rural da Argentina (CRA) disse em comunicado que foi surpreendida pela medida, que deixa “um profundo sentimento de decepção”.

Os contratos futuros da soja negociados em Chicago ampliaram sua recuperação ontem, após uma queda acentuada nesta semana, uma vez que investidores anteciparam que mudanças nas taxas de exportação da Argentina poderiam reduzir a competitividade de um importante exportador.

Trigo – Além de ser grande exportadora de soja, a Argentina também é uma fornecedora relevante de trigo e milho. No caso do trigo, boa parte do que o país exporta tem como destino o Brasil.

Procurado, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Rubens Barbosa, disse que a suspensão dos registros, por ora, não impacta os negócios. “Não está havendo importações de trigo argentino. Por isso, não muda nada por enquanto”, disse ele, por meio da assessoria de imprensa.

Ele explicou que a indústria brasileira está estocada no momento, o que restringe o interesse por importações neste momento.

Em janeiro, das 647,8 mil toneladas de trigo que o Brasil importou, segundo a Abitrigo, 615,5 mil toneladas do cereal tiveram origem na Argentina. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail