BC avalia impacto da crise EUA-Irã para a inflação

9 de janeiro de 2020 às 16h06

img
Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Brasília – O Banco Central avalia sobre a crise entre Estados Unidos e Irã que o importante é como o os eventos podem afetar o canal de transmissão para a inflação, afirmou nesta quinta-feira (9) o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto.

“Importante é olhar o impacto do conflito nas variáveis macroeconômicas e como nós entendemos que as variáveis macroeconômicas influenciam nossas projeções”, afirmou.

Campos Neto exemplificou que o petróleo havia subido no primeiro dia do “conflito recente do Irã”, mas que já estava sendo cotado abaixo do patamar de antes do ataque de drone dos EUA que matou o general iraniano Qassem Soleimani em Bagdá no dia 3 de janeiro.

“A única coisa que podemos mencionar é que depende dos impactos que vão ter. Temos dois elementos que tiveram volatilidade grande: petróleo e carne. Para o BC o importante é como isso afeta canal de transmissão”, afirmou ele.

O BC cortou os juros básicos em 0,50 ponto em sua última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), de dezembro, à mínima histórica de 4,5%. O próxima encontro do colegiado ocorre em 4 e 5 de fevereiro.

Na mais recente pesquisa Focus, feita pelo BC junto a uma centena de economistas, a expectativa é de mais um corte na Selic no próximo mês, mas de 0,25 ponto.

(Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail